Docentes de universidades estaduais da Bahia param atividades por 24h
Segundo Aduneb, docentes protestam contra falta de recursos financeiros. Aulas na Uneb, Uefs, Uesc e Uesb foram afetadas nesta quinta-feira (7).
As atividades da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) foram paralisadas nesta quinta-feira (7). Segundo a Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb), a ação tem como objetivo denunciar o déficit orçamentário das instituições.
Os docentes reivindicam 7% de Receita Líquida de Impostos (RLI). Os trabalhadores afirmam que a RLI é necessária para suprir as demandas de expansão dos cursos de graduação pós-graduação, pesquisa, extensão, ampliação dos programas de permanência estudantil, elaboração do plano de cargos e salários do segmento técnico-administrativo, entre outros pontos.
De acordo com a Aduneb, a paralisação tem como objetivo também chamar a atenção para o corte orçamentário de R$ 12 milhões, quee staria previsto para 2014. A associação informou que somente na Uneb a redução será de R$ 2,88 milhões.
Através de nota a Aduneb afirma que a falta de investimento “leva a precarização das atividades acadêmicas, como infraestrutura inadequada, déficits de restaurantes universitários e de creches, morosidade no atendimento dos direitos docentes no que se refere à promoção e progressão na carreira, como também no não pagamento do adicional de insalubridade, dentre outros problemas”.
Os professores também são contra o Decreto 14.710, que prevê o contingenciamento de recursos. Segundo eles, com o decreto, as universidades estaduais passaram a ter negados, entre outros itens, o custeio de viagens de docentes a trabalho, a aquisição de equipamentos e materiais didáticos, o financiamento de eventos e a reposição da frota.
A associação informou ainda que outra paralisação está marcada para o dia 11 de dezembro. A categoria não descar uma greve em 2014.
Do G1