A saúde dos professores é tema de debate
O Fórum Acidentes de Trabalho: Análise Prevenção e Aspectos Associados, uma parceria entre a USP e a Unesp, vai realizar hoje (9), um encontro com o tema “Saúde dos educadores: a realidade do trabalho de professores”. O evento, gratuito, acontece na Faculdade de Medicina da Unesp, em Botucatu, das 14h às 18h.
O fórum destaca que, embora educação continue ocupando lugar de destaque na sociedade, na realidade cotidiana o que se constata é a precarização do trabalho, que expõe os docentes a “situações humilhantes em diversos sentidos, tão vitimados quanto muitos de seus alunos e sentindo-se impotentes diante do caos em que se veem imersos”.
Apesar de o fórum se referir, sobretudo, à rede pública, com discussões sobre o desgaste mental e o produtivismo e a precariedade subjetiva nas instituições dessa rede, a Contee tem mostrado – incluindo em ações como a do Domingo de Greve, realizado no ano passado – que os professores do setor privado, submetidos a jornadas estafantes e a um crescente trabalho extraclasse, muitas vezes não remunerado e que fere seu direito ao descanso, também são vítimas de adoecimento físico e psicológico.
“No contexto de imensa população de professores afastados do trabalho e readaptados com restrições para atividades em sala de aula, o Fórum de Acidentes do Trabalho coloca em pauta o Trabalho e a Saúde na Educação. Que contradições na atividade do professor o colocam neste beco sem saída???”, questionam os organizadores do encontro. Buscar respostas é um desafio que se impõe na luta pela melhoria das condições de trabalho e de vida dos professores.
Acesse os textos de apoio do encontro
Da redação, com informações da Fepesp e do Fórum de Acidentes do Trabalho