CONTEE repudia golpe de Estado no Paraguai
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – entidade sindical de terceiro grau que congrega 78 sindicatos e 7 federações de professores e técnicos e administrativos do setor privado de ensino, da educação básica à superior – representando a totalidade de 800 mil trabalhadores – vem a público manifestar seu repúdio e indignação diante do recente golpe desferido contra o governo do Paraguai – ocorrido no último dia 22/06.
A ação orquestrada pelo parlamento paraguaio deu-se após arbitrário processo de impeachment do, então, presidente Fernando Lugo – sem que lhe tenha sido garantido o legítimo, amplo e incontestável direito de defesa.
A CONTEE soma-se as diversas entidades nacionais dos movimentos sociais na defesa da ordem democrática de nosso vizinho Paraguai, expressando grande preocupação com a consolidação política democrática nos países da região – arduamente conquistada pelos povos latino-americanos.
O governo brasileiro, assim como outras lideranças da região e os Estados membros e os Estados associados do Mercado Comum do Sul (Mercosul) também condenaram a ruptura da ordem democrática no Paraguai.
A Confederação e suas entidades filiadas destacam ainda seu apoio irrestrito ao povo paraguaio e aos movimentos de resistência, bem como partidos de esquerda e movimentos sociais, que se organizam numa Frente para Defesa da Democracia.
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino
Veja também:
Moção de apoio ao povo paraguaio assinada pela CNTE
IEAL condena golpe de Estado no Paraguai