Fepesp no debate da Educação a Distância

Qual é a melhor forma de organizar disciplinas para as novas modalidades de educação a distância – EaD – em aplicação no Brasil? Como a introdução de técnicas de educação à distância impacta as condições de trabalho e a compensação de docentes? Qual é o papel do tutor nessa  modalidade de ensino? A Federação dos Professores de São Paulo está empenhada no entendimento aprofundado destas questões e, para isso, tem realizado discussões específicas e participado de fóruns onde EaD é o centro dos debates.

Na próxima semana, em Águas de Lindóia, acontece o 22º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação a Distância (Ciaed). A Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp), composta por 26 sindicatos, estará presente no evento, representada pelo presidente do Sinpro Vales, Gentil Gonçales.

O congresso deste ano tem como tema central: “O contínuo desafio de aumentar a qualidade na EaD”. Será um fórum de atualização profissional, com apresentações em sessões plenárias de especialistas internacionais, mesas redondas e debates sobre as questões trabalhistas, pedagógicas e a formação docente.

Na mesa, coordenada pelo professor João Mattar, “A tutoria e a docência em educação a distância no Brasil por diversas perspectivas”, Gentil Gonçales participará do debate comentando a atual situação do EaD no Estado de São Paulo.

A Fepesp e seus sindicatos integrantes defendem a qualidade da educação não presencial e a garantia de direitos à categoria, além de evitar a precarização do trabalho em disciplinas apresentadas de forma não presencial.

Docentes em modalidades de educação a distância devem ser remunerados corretamente como trabalho de qualquer outro docente, seja ele presencial ou à distância. Algumas instituições estão transformando seus cursos de disciplinas presenciais em semipresenciais, em virtude da possibilidade de reduzir custos no ensino. Essa ‘economia’, no entanto, não pode ser realizada com a precarização de condições de trabalho.

Acreditamos que o trabalho docente em EaD precisa ser valorizado, inclusive com o pagamento de horas atividades adicionais para a elaboração de materiais específicos. A educação a distância está em um momento propício para mudanças no Brasil, e a Fepesp espera poder contribuir e garantir direitos aos docentes.

As inscrições para o 22º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação a Distância podem ser feitas online ou no local do evento. Para mais informações, acesse o site.

Serviço:

22º Congresso Internacional Abed de Educação a Distância

De 19 a 23 de setembro de 2016

O Ciaed é 100% presencial, carga horária de 54 horas e minicursos de 6 horas.

Da Fepesp

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo