Sinpro Campinas e Região: Perguntas e respostas sobre o reajuste salarial da categoria

- O que é reajuste salarial?
O objetivo do reajuste é garantir um aumento de salário aos trabalhadores, ele consiste na reposição daquilo que a inflação tomou ao longo do ano. A legislação trabalhista contempla esse aumento para que todos os trabalhadores com carteira assinada possam ter suas remunerações adequadas a fatores econômicos, como a inflação. O reajuste dos salários deve acompanhar a evolução do custo de vida.
O que o Sinpro Campinas e Região está pedindo esse ano?
Nos segmentos da educação básica e superior, o Sinpro pede 2.14% sobre os salários, índice que corresponde à média aritmética da inflação acumulada de março a fevereiro dos três indicadores: ICV – DIEESE, INPC – IBGE e INC – FIPE. O Sindicato pede também, um aumento real nos salários de 3% e duração da Convenção Coletiva de Trabalho para dois anos, como forma de valorização do docente.
Por que o reajuste desse ano é bem menor que o dos outros anos?
Em 2018, a inflação, devido à crise econômica está baixa. Então o índice de reajuste, reposição das perdas inflacionárias nos salários dos trabalhadores, é coerente com a situação econômica do país.
Nenhuma das negociações de Acordo Coletivo realizadas pelo Sindicato (Sesi/Senai e Naves Mãe) em 2018 teve perdas inflacionárias. Mesmo em uma conjuntura difícil, com severos ataques aos direitos trabalhistas, o Sinpro conseguiu, por meio de negociações com os representantes patronais dessas instituições, reajustar os salários da categoria de acordo com o índice inflacionário calculado pelo INPC e, o mais importante, manter todos os direitos históricos dos professores garantidos pelos Acordos Coletivos de Trabalho.
Na Educação Básica, o Sieeesp está irredutível, por isso as negociações foram levadas a Dissídio Coletivo, na Justiça do Trabalho.
Já na Educação Superior, as negociações continuam.
A conta é simples. Se o reajuste definido for de 2.14%, por exemplo, basta aplicar esta porcentagem sobre o valor do último salário bruto.
Exemplo: um empregado que recebeu R$ 3.000,00 terá o salário atualizado para R$ 3.064,20 (3.000 +2.14%).
A partir de quando seu salário será reajustado?
Cada categoria tem uma data base diferente. A dos professores da rede particular do Estado de São Paulo é dia 1º de março. Como a Campanha Salarial da Educação Básica e Superior ainda não foi concluída, o reajuste não está definido. Quando o índice for decidido o valor será repassado retroativamente ao mês de março.




