Participantes da 2ª Missão de Solidariedade ao Povo Palestino fazem reunião de avaliação

Palestina 4Integrantes da 2ª Missão de Solidariedade ao Povo Palestino, realizada entre os dias 17 e 28 de abril, se reúnem hoje (7) para avaliar os resultados da viagem e traçar propostas de apoio à causa palestina. Entre outras atividades, o grupo brasileiro participou do tradicional protesto de Bil’in, na Cisjordânia, contra o Muro da Vergonha e contra a ocupação israelense dos territórios palestinos.

Os membros das entidades integrantes do Comitê pelo Estado da Palestina (CEP), que organizou a missão, também se encontraram com autoridades e famílias de prisioneiros políticos palestinos, visitaram o campo de refugiados de Aida, administrado pela agência da ONU para refugiados palestinos, reuniram-se com os governadores de Jericó, Hebron e Jerusalém (Oriental e árabe, onde ficam os pontos sagrados para os cristãos) e foram recebidos pelo embaixador do Brasil para a Palestina em Ramallah, Paulo Roberto França.

Durante a missão, também houve reuniões, em Ramallah (Cisjordânia), com entidades do movimento popular, incluindo um encontro com Wasel Abur Yousef, coordenador do grupo que articula os 13 partidos que integram a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), e com Sultan Abu Al-Iniem, também da OLP, refugiado no Líbano por cerca de 30 anos e que voltou ao país em 2009.

Palestina 1A Contee – representada pelos coordenadores das secretarias de Assuntos Jurídicos, João Batista da Silveira, e de Políticas Sindicais, José Carlos Arêas – integrou a 1ª Missão de Solidariedade realizada no ano passado. As experiências de ambos foram relatadas, juntamente com as dos outros participantes, no livreto sobre a 1ª Missão lançado durante a mesa organizada pela Contee no Fórum Social Mundial Palestina Livre. A continuidade do trabalho realizado por João Batista na 1ª Missão foi assegurada, neste ano, pelo Saaemg, que o enviou como representante para esta segunda viagem. O diretor da Contee também tem participado das reuniões do CEP.

Entre as propostas que devem discutidas nesta terça-feira durante a reunião estão: a edição de um livro sobre a 2ª Missão (a exemplo do que foi feito em relação à 1ª); a realização, no Brasil, de uma ampla campanha pela libertação dos presos políticos palestinos (em torno de mil prisioneiros); uma campanha para que o Brasil não comercialize armas com Israel;a criação de um Comitê de Enlace de representantes de centrais sindicais brasileiras e de sindicalistas palestinos, no âmbito do Departamento de Organização Popular da OLP e a sugestão de que o Brasil faça convênios com a Palestina, incluindo na área de esportes, uma vez que o futebol também é uma paixão dos palestinos.

Leia a carta enviada pela direção da Fepal aos integrantes da 2ª Missão de Solidariedade
Acesse as matérias publicadas na imprensa sobre a 2ª Missão de Solidariedade

Da redação, com informações do CEP e do Portal Vermelho

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo