Sinpro-JF: Vacinação completa dos educadores é conquista da comunidade escolar
Sindicato fiscalizará cumprimento dos protocolos
A Administração Municipal anunciou, na tarde de ontem (8/9), a vacinação dos educadores e o retorno das aulas presenciais de forma gradual, escalonada, híbrida e facultativa.
Apesar da enorme pressão, o bom senso prevaleceu, garantindo a imunização completa dos trabalhadores e o aprimoramento de protocolos para um retorno que preserve a vida da comunidade escolar.
A aplicação da segunda dose, fundamental nesse momento da pandemia, foi assegurada pela prefeitura, respeitando o prazo para que a imunização atinja sua máxima efetividade. O esquema vacinal completo, demanda da categoria, é importante aliado do retorno seguro e, portanto, uma conquista da comunidade escolar.
O sindicato, guiado pelas diretrizes aprovadas pelas assembleias das redes particular e municipal, seguirá cobrando, de forma intransigente, a adoção de todas as medidas de segurança que incluem, entre outros itens: garantia de ventilação; redução do número de alunos e manutenção do distanciamento; fornecimento de materiais de proteção para os trabalhadores, como máscaras PFF2; campanhas de conscientização para a comunidade escolar; implementação de sistema de monitoramento de casos com disponibilidade de testagem.
Na Rede Municipal, a Administração sinalizou positivamente para a concessão de máscaras PFF2 aos educadores após insistência do sindicato. O Sinpro-JF convocará assembleia na próxima semana para tratar do andamento das negociações.
Os professores da Rede Particular, no último sábado (4/9), aprovaram documento com diretrizes para o retorno, construído em mesa de negociação, e que agora deve ser assinado pelos estabelecimentos privados de ensino.
A categoria apontou que deve ser considerada, para um retorno seguro, a análise do contexto epidemiológico adequado, uma vez que situações de recrudescimento da pandemia, como ocorreu no primeiro semestre desse ano, exigem medidas de isolamento social para a preservação da vida.
O Sinpro-JF informa também que apoiará a iniciativa de um coletivo de professores da Faculdade de Educação da UFJF para a implementação de projeto para o monitoramento da pandemia dentro das escolas. O Sinpro-JF reitera seu canal no WhatsApp (32 988413502) para denúncias de descumprimento das regras de biossegurança. O anonimato do educador é garantido pelo sindicato.