Assembleia histórica aprova, por ampla maioria, greve pela vida!

A Contee cumprimenta o Sinpro-Rio pela luta e manifesta seu apoio ao sindicato e a toda a categoria.

Assembleia histórica aprova, por ampla maioria, greve pela vida!

Mais de 500 professores e professoras participaram da Assembleia Unificada do Sinpro-Rio, realizada no sábado, dia 4 de julho, de forma virtual. Mais de 90% dos presentes votaram a favor da greve pela Vida, dizendo NÃO ao retorno às aulas presenciais, agora! Foi aprovada, ainda, nova assembleia para o dia primeiro de agosto, mas, caso haja necessidade, esta data pode ser antecipada.

Para o presidente do Sinpro-Rio e coordenador da Secretaria de Organização Sindical da Contee, professor Oswaldo Teles, o retorno somente acontecerá com a garantia das autoridades de saúde, com base em rígidos protocolos sanitários e de segurança, além de ampla discussão na sociedade. “O Sindicato se pauta no respeito às instituições científicas de saúde, como a Fiocruz. Estudos científicos deixam claro que não há condições para uma volta tranquila e segura neste momento. A GREVE É PELA VIDA! Os professores e as professoras continuarão trabalhando com base no ensino remoto até as autoridades de saúde confirmarem o retorno com segurança, com plano de retorno e protocolos rígidos.”

Antes da votação, alguns dirigentes se pronunciaram e mais de 20 professoras e professores da base da categoria fizeram falas de avaliação. A grande maioria dos pronunciamentos se mostrou contra a volta às aulas presenciais, neste momento, e a favor da greve pela vida.

O QUE FOI APROVADO:

1) GREVE EM DEFESA DA VIDA.
2) NÃO AO RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO PRIVADO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, AGORA.
3) RETORNO SOMENTE COM A GARANTIA DAS AUTORIDADES DE SAÚDE, COM BASE EM RÍGIDOS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA.
4) PRÓXIMA ASSEMBLEIA: DIA 1º DE AGOSTO, COM POSSIBILIDADE DE ANTECIPAÇÃO.

SINPRO-RIO DIVULGA VÍDEO PARA A CATEGORIA SOBRE A GREVE PELA VIDA

O diretor do Departamento Jurídico do Sinpro-Rio, professor Elson Paiva, fala sobre a assembleia unificada do dia 04/07/2020 com cerca de 600 docentes, na qual a categoria deliberou, com mais de 90% dos votos, pelo não retorno às atividades presenciais dentro das escolas, mantendo as aulas remotas.

DÚVIDAS? Participe do nosso programa de rádio web, pelo Facebook, segunda, dia 06/07, 15h!

VEJA AS RESPOSTAS PARA AS DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE A ADESÃO À GREVE EM DEFESA DA VIDA

Fique por dentro das mais frequentes questões sobre adesão à greve! Aqui você também poderá baixar a Lei de Greve direto do site Palácio do Planalto. Caso persistam as dúvidas, o Sinpro-Rio te ajuda! Leia AQUI!

JORNAIS EXTRA E O GLOBO: PROFS. DA REDE PARTICULAR SE RECUSAM A VOLTAR ÀS AULAS PRESENCIAIS NESTE MOMENTO

Organizada pelo Sindicato dos Professores do Município do Rio, a assembleia de ontem teve a participação de cerca de 600 docentes. Mais de 90% votaram contra o retorno imediato. Diretor da entidade, Afonso Celso disse à rádio CBN que a categoria espera que a prefeitura mude a data prevista inicialmente.
— Já deixamos uma assembleia marcada para 1º de agosto, que pode ser antecipada caso haja algum fato novo.
Leia a matéria completa AQUI.

SINPRO-RIO NOTIFICA AS ESCOLAS SOBRE O RISCO DA VOLTA À ESCOLA

Embora seja facultativa, não há dúvidas que o decreto se encontra em desacordo com todas as recomendações das autoridades sanitárias que afirmam que não há condições, no momento atual, para que a comunidade escolar se exponha a níveis elevados de contaminação pelo COVID-19. Este fato é corroborado pela maioria dos pais que declara que não retornará com seus filhos às atividades presenciais neste momento, e pelos professores, notadamente os que apresentam ou moram com parentes que apresentam comorbidades de saúde. Leia o texto completo AQUI.

SINPRO-RIO FALA À CBN, BAND NEWS E EBC SOBRE GREVE EM DEFESA DA VIDA

Após o fim da assembleia do dia 04 de julho, o vice-presidente do Sinpro-Rio, professor Afonso Celso Teixeira, deu entrevista às rádios CBN, Band News e Rádio Nacional (EBC) sobre a decisão da categoria de não retornar à escola agora.

Ouça a entrevista AQUI!

Do Sinpro-Rio

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo