Nova direção do Sinpro/RS toma posse

Sinpro RSA nova direção do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul – Sinpro/RS tomou posse na última sexta-feira (9), em cerimônia em Porto Alegre. Eleita em setembro, com 96,2% dos votos válidos, a direção é composta por 56 diretores e 6 conselheiros fiscais e assumirá a gestão do Sinpro/RS para o triênio 2017/2019. O evento ocorreu no Clube do Comércio, no bairro Menino Deus.

 

Fundado em 1938, o Sinpro/RS representa, atualmente, os 33.757 professores que atuam da educação infantil à educação superior, em instituições privadas e em fundações de direito privado (Uergs e Fundação Liberato), em todo o estado. Conta com duas sedes em Porto Alegre, uma em Canoas e em 13 regionais no interior do estado: Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo, São Leopoldo e Novo Hamburgo e Uruguaiana.

 

A nova direção assumirá o Sindicato no dia 1º de janeiro de 2017. “O projeto sindical do Sinpro/RS, que propõe resistir ao modelo de ‘cada um por si’, desacomodado e inovador em sua prática tem sido reconhecido como necessário e conta com 60% da categoria associada. Na eleição 96% dos 2/3 dos professores que votaram aprovaram a sua continuidade. Esse reconhecimento ao mesmo tempo que conforta, desafia a fazer cada vez mais e melhor. Portanto companheiros de direção, esse é o nosso desafio e expectativa dos professores privados”, destacou o professor Amarildo Cenci, que falou em nome da nova direção.

 

Posse direcao SinproRS 2017_2019A cerimônia de posse foi realizada pelo presidente da Central Única dos Trabalhadores no Rio Grande do Sul (CUT/RS), Claudir Nespolo. A Contee foi representada pela coordenadora da Secretaria de Defesa de Direitos de Gênero e LGBTT, Gisele Vargas. “Há pouco meses eu participei das eleições do Sinpro e nela a categoria, com mais de 96℅ dos votos, aprovou a política sindical que esse sindicato desenvolveu e vem desenvolvendo. Confesso que fiquei muito orgulhosa, porque eu me sinto fruto do trabalho desses companheiros e companheiras. Quando o SINPRO/RS ultrapassou as fronteiras do estado do Rio Grande do Sul e espalhou as sementes dessa política sindical participativa, solidária, democrática, ele reafirma o seu compromisso de ser um sindicato cidadão”, destacou Gisele, que é presidenta do Sinpaaet, em Tubarão, Santa Catarina.

 

“A missão agora do Sinpro, nesse atual contexto político e de total aniquilamento dos  direitos sociais, e em especial a educação é de consolidar ainda mais essa política. O contexto político atual, com escola sem partido, reforma do ensino médio, PEC 55, a própria suspensão da súmula 277, por meio de uma decisão monocrática que suspende pós-término da data-base nossos direitos coletivos, exigirá de nós uma intensa mobilização. “A Contee, entidade que congrega mais de 1 milhão de trabalhadores, recentemente fez um planejamento  em dois grande eixos —educação e trabalho — para o enfrentamento aos ataques que a educação vem sofrendo. E nós contamos com os valorosos companheiros e companheiras do Sinpro/RS  como atores protagonistas de todo esse processo.”

 

Com informações do Sinpro/Rs

Fotos: Igor Sperotto

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo