Semana sobre participação popular na educação começou nessa segunda-feira, 17/2
Na semana de 17 a 21 de fevereiro de 2014, quando deveria acontecer a Conae (Conferência Nacional de Educação),evento cancelado arbitrariamente pelo MECa menos de um mês de sua realização, educadores de todo o Brasil farão mobilizações para discutir a questão da participação popular nas políticas educacionais. Chamada de “Semana da Participação Popular na educação: reflexão sobre os fóruns, conferências e planos decenais”, a mobilização foi proposta pelo Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação em manifestação pública dirigida à comunidade educacional em 3 de fevereiro.
O objetivo da Semana de Participação Popular é discutir o cancelamento da Conae em fevereiro por decisão do MEC, o adiamento para novembro deliberado pelo FNE (Fórum Nacional de Educação), os reflexos dessas medidas, debater o papel da Conae e do FNE e, enfim, discutir as versões de PNE da Câmara e do Senado.
No dia 19/2, quarta-feira, representantes de entidades nacionais da área ocuparão o Congresso Nacional por um “PNE pra Valer!”. Eles irão a gabinetes, plenários e comissões parlamentares para defender a aprovação do PNE (Plano Nacional de Educação) segundo o texto da Câmara dos Deputados, com as devidas melhorias.
Confira abaixo alguns eventos e atividades já confirmados e acompanhe as nossas redes sociais para saber as iniciativas que também serão organizadas pelos outros estados. Participe e divulgue!
Pernambuco – O Comitê Pernambucano da Campanha puxou a Semana de Participação Popular realizando na manhã desta segunda-feira (17/02) uma reunião seguida de coletiva de imprensa, no CCLF (Centro de Cultura Luiz Freire), em Olinda. Na sexta-feira (21/2), o Feipe (Fórum em Defesa da Educação Infantil de Pernambuco), promove mesa-redonda com o tema “Balanço e análise de conjuntura: votação do PNE e adiamento da Conae 2014”. A atividade acontece a partir das 9h na sede da Fundaj, à rua Henrique Dias, 609, bairro do Derby, em Recife, e terá participação de professores, gestores, representantes de movimentos sociais e demais convidados. Confira programação.
Pará – Na quinta-feira (20/2), a partir das 8h30, o Comitê Paraense da Campanha promove uma mesa-redonda no auditório do Instituto de Ciências da Educação da UFPA (Universidade Federal do Pará). Os palestrantes farão um balanço do processo de votação do PNE na Câmara dos Deputados e no Senado e discutirão a Conae e as perspectivas para a educação na Amazônia, entre outros temas. Veja aqui a programação completa.
São Paulo – Na capital paulistana, o Comitê São Paulo da Campanha convocou um ato público por mais participação popular nas políticas de educação, em repúdio ao cancelamento da Conae e em favor de um “PNE praValer!”. O ato será realizado na quinta (20/2), a partir das 17h, no vão livre do Masp, com apoio do Fórum Estadual de Educação. Haverá reflexão e uma ciranda.
Minas Gerais – Na sexta-feira (21/02), data em que ocorreria o encerramento da Conae, o Comitê Mineiro da Campanha vai promover o evento “Conae 2014 – cancelamento e perspectivas: o PNE que queremos!”. A atividade acontece junto com a Plenária do Fórum de Educação de Jovens e Adultos da Região Metropolitana de Belo Horizonte, na Faculdade de Educação da UFMG, no auditório Luiz Pompeu, a partir das 18h30.
Rio de Janeiro – Na capital fluminense, o Comitê Carioca da Campanha convidou os 46 deputados federais do Estado para um debate com centenas de educadores e estudantes. com o tema “PNE pra Valer?”. O debate acontecerá na noite da sexta-feira (21/2), a partir das 19h, no Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, localizado no Largo do Machado, 20, Catete. No domingo (2/2), o Comitê realizou um ato nas areias de Copacabana, em repúdio ao cancelamento/adiamento da Conae. Veja a convocatória.
Ceará – Em Fortaleza, o Comitê Cearense da Campanha realizará na sexta-feira (21/2) a partir das 14h um ato público na Assembleia Legislativa para debater o PNE e o cancelamento da Conae. A atividade terá a presença de parlamentares federais, estaduais, autoridades municipais, representantes da sociedade civil e do Fórum Estadual de Educação do Ceará. Leia a convocatória oficial do Fórum.
Da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação