Sinpro/Caxias: Professores da UCS aprovam acordo específico com as mantenedoras das comunitárias
Reunidos em assembleia digital no fim da tarde de 22 de outubro, os professores da Universidade de Caxias do Sul (UCS) autorizaram o Sinpro/Caxias a assinar o Acordo Coletivo Plúrimo* com o COMUNG/SINDIMAN (patronal), que regula as relações de trabalho nas instituições comunitárias de ensino.
O professor José Carlos Monteiro coordenou o encontro, iniciando com um relato do processo de negociações: a suspensão das mesmas devido à pandemia, a prorrogação do acordo anterior até o fim de setembro/2020 e a retomada das tratativas que culminou na proposta a ser votada.
Detalhes sobre as cláusulas do acordo foram apresentados pelo advogado que assessorou o Sinpro/Caxias nas negociações, Henrique Stefanello Teixeira e após os participantes receberam o link para a cédula digital.
A aprovação do acordo foi unânime entre os votantes.
Em destaque, entre os itens do Acordo aprovado, o abono salarial de 1,96%, a ser pago nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2020 e janeiro e fevereiro de 2021. Considerando o período de exceção em consequência da pandemia, a negociação para reposição da inflação acumulada até a data-base (março/2020) ficou adiada para o próximo processo negocial, a ser instaurado a partir de março/2021.
Em relação à contribuição assistencial, destinada a custear a participação dos sindicatos nas negociações salariais e prevista no artigo 513 da CLT, foi aprovado o valor estabelecido para este ano, de 2%, a ser descontado no salário referente a outubro. Normalmente o valor descontado nos anos anteriores era de 3,5%.
*O Acordo Coletivo é chamado de “plúrimo” quando envolve uma pluralidade de sujeitos e situações – neste caso seria assinado por todas as mantenedoras das 14 ICES no estado.