Sinpro Minas: Professores do nordeste mineiro declaram estado de greve
Em assembleia da categoria, realizada ontem (18/06), os professores do setor privado do nordeste mineiro decidiram decretar estado de greve e dar início à greve, de fato, a partir do dia 22/06 (sexta-feira) sem previsão de término.
A decisão foi tomada ante a ofensiva do sindicato patronal – Sinepe/NE – de retirar a maioria dos direitos conquistados pela categoria há décadas, desrespeitando e desvalorizando o trabalho exercido pelos professores da região.
Algumas reuniões de tentativa de conciliação foram realizadas, na presença de um desembargador/mediador do TRT-MG, porém, o Sinepe recuou em diversos avanços das negociações e insiste em propor uma verdadeira devassa da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que regulamenta os direitos dos professores do setor privado do nordeste mineiro.
Assim como os professores das cidades que envolvem a negociação com o Sinep-MG resistiram e fizeram uma greve exitosa na região metropolitana, centro-oeste e outras localidades do estado, a categoria da região não irá ceder à ofensiva patronal contra seus direitos duramente conquistados e ainda insuficientes tendo em vista o aumento excessivo da carga de trabalho dos professores, inclusive extraclasse, bem como o assédio moral que sofrem cotidianamente em algumas instituições.
Os/as professores/as deliberaram por resistir e ir à luta em defesa dos seus direitos e contra o desmedido ataque patronal.
Deliberações da assembleia realizada em Governador Valadares:
1 – REJEITAR A PROPOSTA PATRONAL;
2 – PARTICIPAR DE NOVA AUDIÊNCIA DE MEDIAÇÃO, NO TRT, REITERANDO A IMPERIOSIDADE DA RENOVAÇÃO DA CCT, COM A PRESERVAÇÃO DOS DIREITOS HOJE VIGENTES E COM EXIGÊNCIA DE HOMOLOGAÇÃO PELO SINPRO DAS RESCISÕES DE CONTRATO;
3 – DEFINIR GREVE A PARTIR DO DIA 22 DE JUNHO, SE MANTIDO O IMPASSE;
4 – CONVOCAR NOVA ASSEMBLEIA PARA O DIA 25 DE JUNHO, às 18h, PARA AVALIAÇÃO E DELIBERAÇÃO DOS ENCAMINHAMENTOS A SEREM ADOTADOS;
5 – AUTORIZAR A INSTAURAÇÃO DE DISSÍDIO COLETIVO NOS TERMOS FORMULADOS PELO SINPRO MINAS;
6 – PROMOVER, IMEDIATAMENTE, REUNIÕES COM A CATEGORIA PARA ORGANIZAR O MOVIMENTO GREVISTA.
Nossos direitos, nossa luta! Nossa unidade, nossa força!