Boletim Fepesp
Relatório OCDE
– Professor no Brasil ganha 50% da média paga em países ricos
(Estado de S.Paulo)
Data: 15/09/16
Professores que lecionam para os anos iniciais do ensino fundamental no Brasil ganham menos da metade do salário médio pago aos docentes dos 35 países-membros da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE). Enquanto a remuneração dos profissionais brasileiros é de R$ 40,7 mil por ano, nas nações da OCDE um professor do mesmo nível recebe, em média, R$ 105,5 mil
https://drive.google.com/file/d/0Bw-nutSc0QraRDNpd2I0eU5yX0k/view?usp=sharing
– Só 14% dos adultos brasileiros têm ensino superior, diz relatório da OCDE
(Folha de S.Paulo)
Data: 15/09/16
Apenas 14% dos adultos brasileiros chegaram ao ensino superior, percentual considerado baixo se comparado à média dos países da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), de 35%.
https://drive.google.com/file/d/0Bw-nutSc0QraMmlfY1JySVFKWUE/view?usp=sharing
– Brasil tem alto gasto público em educação, mas investimento por aluno está entre os piores
(O Globo)
Data: 16/09/16
Embora seja o terceiro com maior gasto público em educação (16,1%) e tenha aplicado 5,2% do PIB no setor em 2013, mesmo patamar da média dos mais de 40 países analisados em relatório da OCDE com dados disponíveis, o Brasil tem investimentos baixos por aluno do nível básico
https://drive.google.com/file/d/0Bw-nutSc0QracUJyS3ZQRm5JQVk/view?usp=sharing
– Nos países da ODCE, mulheres graduadas são maioria, mas não em áreas técnicas
(Portal UOL)
Data: 15/09/16
A porcentagem de mulheres com formação superior nos 34 países que formam a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) supera a de homens, mas elas costumem optar mais por carreiras no âmbito da educação e da saúde, e ainda são minoria nos cursos de engenharia ou de estudos científicos é o que mostra o Relatório Anual da Educação 2015 desse organismo e publicado nesta quinta-feira
– Professor primário do país ganha mal, mas universitário tem salário ‘nórdico’
(O Globo)
Data: 15/09/16
O salário de um professor brasileiro dos anos finais do ensino fundamental é menos da metade do que é pago, em média, aos docentes dos 35 países que compõem a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No entanto, de acordo com o estudo, os professores universitários brasileiros têm salários semelhantes aos de docentes de países nórdicos, como Finlândia, Suécia e Noruega
– Desníveis na educação
(Estado de S.Paulo)
Data: 15/09/16
Nesses tempos em que se discute tanto como preservar os gastos sociais no Brasil em plena cruzada contra o descontrole fiscal, o relatório “Education at a glance”, sobre a situação da educação em 41 países — divulgado pela OCDE e avaliado pelo Inep, órgão do Ministério da Educação — pode dar pelo menos algumas boas pistas sobre os desequilíbrios e distorções que caracterizam o setor no País. O estudo é baseado em dados educacionais e financeiros que abrangem o período de 2012 a 2014 (o ano-base varia conforme o dado)
https://drive.google.com/file/d/0Bw-nutSc0QraVEdaeGVQNVYzZUU/view?usp=sharing
Ensino Superior
– Gasto com aluno de universidade é 3,5 vezes maior
(Valor Econômico)
Data: 16/09/16
O Brasil investe 3,5 vezes mais por aluno do ensino superior do que no ensino médio ou do fundamental, aponta levantamento divulgado ontem pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O dado, de 2013, aponta que o gasto público por aluno do ensino superior no Brasil naquele ano foi de US$ 13.540, pouco menos que a média dos países da OCDE, que é de US$ 15.772
https://drive.google.com/file/d/0Bw-nutSc0QraRHpFR1BzWWotV2M/view?usp=sharing
– Estácio demite 73 pessoas e Cade questiona Kroton
(Valor Econômico)
Data: 16/09/16
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pediu à carioca Estácio e à Kroton esclarecimentos sobre demissões promovidas na Estácio. Na sexta-feira passada, o grupo de ensino dispensou 73 funcionários, sendo uma boa parte de colaborares de nível gerencial.
https://drive.google.com/file/d/0Bw-nutSc0QraLVdBQm44TlAyVWs/view?usp=sharing
Educação Básica
– Temer deve editar MP que reformula ensino médio na semana que vem
(Estado de S.Paulo)
Data: 15/09/16
Por causa da agenda congestionada do Congresso Nacional, a reformulação do currículo ensino médio nas escolas brasileiras deve sair por meio de Medida Provisória (MP) a ser editada pelo presidente Michel Temer. O ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou ao Estado nesta quinta-feira, 15, que isso “possivelmente” já ocorrerá na semana que vem
https://drive.google.com/file/d/0Bw-nutSc0Qraa095dDRBN3YzUmc/view?usp=sharing
– Ministro promete reforma do ensino médio até o fim do ano
(Portal G1)
Data: 15/09/16
O Ministro da Educação, Mendonça Filho, disse nesta quinta-feira (15) que, se o projeto que prevê a reforma do ensino médio não for aprovado pelo Congresso Nacional até o fim do ano, o governo vai implementá-lo via Medida Provisória. Ele participou de um seminário sobre educação em São Paulo
http://g1.globo.com/educacao/noticia/ministro-promete-reforma-do-ensino-medio-ate-o-fim-do-ano.ghtml
– Candidatos à prefeitura de SP apresentam propostas para a Educação Infantil
(Estado de S.Paulo)
Data: 15/09/16
Cerca de 107 mil crianças de zero a cinco anos esperam por uma vaga na Educação Infantil em São Paulo, é o que afirma Alessandra Gotti, membro do Grupo de Trabalho Interinstitucional sobre Educação Infantil (GTIEI) e sócia-efetiva do Todos Pela Educação
https://drive.google.com/file/d/0Bw-nutSc0QraM19rSVdLTEk3VGs/view?usp=sharing
– Por um projeto nacional de Educação
(Folha de S.Paulo)
Data: 16/09/16
Na semana passada, os resultados do Ideb foram divulgados. Nenhuma surpresa na média geral de cada nível de escolaridade, apenas a constatação de que a melhora nos anos iniciais do ensino fundamental quase desaparece nos anos finais e a educação definitivamente não avança no ensino médio.
https://drive.google.com/file/d/0Bw-nutSc0QraeXFwbWdPQlN2ME0/view?usp=sharing
– Base para a equidade
(Folha de S.Paulo)
Data: 16/09/16
Um dos maiores desafios da educação brasileira é garantir a equidade. Todos os alunos deveriam ter as mesmas oportunidades de aprendizagem, independentemente de onde estudam ou de sua classe social.
https://drive.google.com/file/d/0Bw-nutSc0QraLUIyQlVPNTlsRzA/view?usp=sharing
Outros assuntos
– ‘Não há fórmula mágica na educação’, afirma diretor de ONG internacional
(Folha de S.Paulo)
Data: 15/09/16
Os programas de transferência de renda condicionada são os que exercem maior impacto positivo sobre a frequência na escola. Os resultados são de um levantamento realizado pela 3ie, ONG internacional voltada para a promoção de políticas e programas de desenvolvimento baseados em evidência.
https://drive.google.com/file/d/0Bw-nutSc0QraZEZKQnB0Zko3Ums/view?usp=sharing
– Educação é o setor mais difícil de mudar, diz diretor de centro mexicano
(Folha de S.Paulo)
Data: 15/09/16
O potencial e os desafios do uso de avaliações para nortear políticas educacionais foi o tema da terceira mesa do seminário internacional Gestão Escolar, correalização da Folha e do Instituto Unibanco
https://drive.google.com/file/d/0Bw-nutSc0QraQTA0Qmh4ajNvZnc/view?usp=sharing
– Para palestrantes, investimento em educação deve se basear em pesquisa
(Folha de S.Paulo)
Data: 15/09/16
A educação brasileira, especialmente o ensino médio, sofre de uma fragilidade extrema. Investimento na gestão escolar ajuda a mudar essa situação. É essencial basear as políticas adotadas em pesquisas e evidências científicas.
https://drive.google.com/file/d/0Bw-nutSc0QracENtMFR6U3J2YVU/view?usp=sharing
– Reajuste de professor é questão de Estados e municípios, diz ministro
(Valor Econômico)
Data: 15/09/16
Confrontado em relação os dados divulgados nesta quinta-feira pela OCDE, que apontam que o salário dos professores no Brasil é menos do que a metade da média dos países do grupo, o ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que o tema é importante, mas não deixou claro se estará na prioridade orçamentária da Pasta para os próximos anos
https://drive.google.com/file/d/0Bw-nutSc0QracEp2YnVUUkZUWkU/view?usp=sharing
– Programas de educação básica e superior recebem mais recursos do governo federal
(Portal Brasil)
Data: 15/09/16
O governo federal realizou repasse de R$ 91,90 milhões para mais de 120 mil bolsistas em diversos programas e ações da educação básica e superior. O pagamento foi feito por meio do Ministério da Educação, que destinou a maior parte do valor, R$ 62,28 milhões, ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), nas modalidades Campo e Urbano
– Educação e Estado
(Jornal do Comércio)
Data: 15/09/16
Há uma discussão atual sobre o tema da educação, pautada pelo programa Escola sem Partido, que defende, por meio de lei, o fim da doutrinação política e ideológica nos bancos escolares. É notório o posicionamento ideológico nos conteúdos e práticas escolares atuais, sendo os professores, não todos, defensores desta prática.
http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2016/09/opiniao/521416-educacao-e-estado.html
– Jogos na aprendizagem, uma realidade que pode ser benéfica
(Estado de S.Paulo)
Data: 16/09/16
Em tempos de Pokémon Go, jogo mais baixado da internet, nós, educadores, acabamos por fazer uma série de reflexões e a principal delas gira em torno da seguinte questão: como mostrar para os alunos que aprender é divertido e que jogar é aprender?
https://drive.google.com/file/d/0Bw-nutSc0QracVBkRUxpYmxENEk/view?usp=sharing




