Sinpro/RS e Sinepe/RS: Sindicatos dão início às negociações coletivas da educação básica e superior
Pautas de reivindicações aprovadas pelos professores dos dois segmentos, nas respectivas Assembleias realizadas no dia 4 foram entregues na quinta-feira, 9, ao sindicato patronal
Iniciou na tarde de quinta-feira, 9, as negociações entre o Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) e o Sinepe/RS (sindicato patronal) com vistas à renovação das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) dos professores que atuam na educação básica e na educação superior.
As negociações ocorrem em comissões específicas de cada segmento. Nos encontros nesta quinta-feira, o Sinpro/RS entregou as pautas de reivindicações, aprovadas pelos professores da educação básica e da educação superior nas suas respectivas Assembleias, realizadas no sábado, 4.
EDUCAÇÃO BÁSICA – Entre os destaques das reivindicações, estão o reajuste de 8,5% dos salários, a aproximação dos valores hora-aula da educação infantil e anos iniciais com os anos finais e melhores condições para atendimento aos alunos com deficiência. Confira a pauta da educação básica na íntegra.
EDUCAÇÃO SUPERIOR – Entre as reivindicações, reposição do INPC do período aos salários, antecipação da reposição dos percentuais adiados nas negociações de 2022 e regulamentação trabalhista do trabalho docente nos cursos em EAD. Confira a pauta da educação superior na íntegra.
As reuniões de negociação entre os sindicatos devem ocorrer semanalmente. O Sinepe/RS concordou com a ampliação da vigência das respectivas Convenções Coletivas de Trabalho 2022 até abril.
A data-base dos dois segmentos é 1º de março.
SINDIMAN – As tratativas para a renovação das Convenções Coletivas de Trabalho dos professores que atuam na educação básica e educação superior das instituições comunitárias serão iniciadas nos próximos dias.