Vitória: Conselho Estadual de Educação retira definitivamente proposta de implantar ensino semipresencial
O presidente do Conselho Estadual de Educação do estado do Rio de Janeiro (CEE) em reunião realizada terça-feira (23) decidiu retirar definitivamente de pauta a proposta ‘encomendada’ pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) de implantar o ensino semipresencial na Educação Básica.
O recuo deveu-se à mobilização das entidades dos professores, particularmente a ação da Feteerj, que divulgou nota pública denunciando a tentativa de romper “com o princípio básico da Educação enquanto processo de formação do conhecimento, principalmente em se tratando da Educação Básica”. A Feteerj divulgou a nota para os sindicatos filiados, Sepe, Contee, CNTE, UNE, UEE, CUT e Assembleia Legislativa, entre outras, que se mobilizaram.
A reunião do CEE recebeu, ainda, o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ (Sepe), que ficou de apresentar na próxima terça-feira (30) uma proposta de Plano de Cargos e Salários para os professores da rede pública estadual. O objetivo é criar um PCS que estimule os professores a trabalharem no estado, partindo da premissa de que é preciso valorizar o magistério. A partir de um PCS com essa orientação será possível realizar um verdadeiro concurso público, que saneie as necessidades de professores no estado do Rio de Janeiro. É a alternativa correta para a carência de professores, ao contrário da proposta encomendada pela Seduc.
Agora é hora de todos participarmos da discussão de um Plano de Cargos e Salários para os professores da rede pública estadual, na certeza de estarmos uma política de Estado e não de governo, ainda por cima ouvindo a voz das ruas.
Da Feteerj