Movimentos sociais na luta por uma Nova Lei do Ensino Médio
A mesa de abertura do 22° Coneg da Ubes, contou com convidados e representantes de diversos movimentos sociais no debate e defesa pela revogação do novo ensino médio, o projeto de desmonte da educação que afeta os estudantes, principalmente de escolas públicas, do Brasil.
Entre os presentes estava Jade Beatriz, presidenta da UBES, que falou sobre o papel do estudante na educação brasileira: “Não existe educação brasileira e desenvolvimento sem os estudantes em sala de aula. A gente vai revogar o ensino médio porque não existe Brasil sem os estudantes e não existe educação brasileira sem os estudantes secundaristas!”.
Além disso, também participaram Rogério de Souza, coordenador do Sinasefe de São Paulo, Manuela Mirella, presidenta da UNE, Amanda Bispo, do Movimento Olga Benario, Anderson Marques, vice-presidente nacional da UBES, e mais.
O encontro se tornou um espaço de reflexão e debate, onde os estudantes secundaristas de todas as regiões do país, mais convidados, puderam ouvir e contribuir para a discussão sobre o futuro da educação brasileira e pela luta dos estudantes!
Grupos de trabalho e debates para o futuro da educação
Os secundaristas, representando os 27 estados por meio de suas entidades regionais, municipais, metropolitanas e estaduais, participaram de apresentações sobre a luta por uma Nova Lei do Ensino Médio e grupos de trabalho, onde discutiram questões cruciais para a juventude brasileira.
Entre eles: CIRCUS: Esporte e Cultura nas Escolas; PAZ nas Escolas; Assistência e permanência: Lei Nacional de Assistência Estudantil para a Educação Básica; Pé-de Meia; Por uma Escola verdadeiramente emancipadora; Currículo e Sistema de Ensino: SNE, PNE; Financiamento: Contra o déficit zero e em defesa de um orçamento digno para a educação.
Durante o debate para Assistência e permanência estudantil, Yann Evanovick, Coordenador Geral de Políticas Internacionais para as Juventude e ex-presidente da UBES, abriu a mesa falando sobre a importância do Programa Pé de Meia e sobre a luta estudantil na conquista do programa: “Falar das nossas lutas também é parte da revolução. A revolução se faz nas salas de aula, lutando, mas reivindicando também”, comentou.
Na mesa de discussão de Currículo e Investimento, o Deputado Orlando Silva trouxe para a mesa a discussão sobre a importância de políticas de investimentos e política de déficit zero: “O debate sobre financiamento nunca foi tão importante como hoje e ele precisa de atenção absoluta! A prioridade da política de financiamento é imediatamente proporcional ao investimento e discutir investimento na educação é discutir o futuro da educação nacional. A política de déficit zero é uma ameaça ao projeto de construção de país do Brasil”, concluiu.
Cesar Callegari, presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada e ex-conselheiro do Conselho Nacional de Educação, falou sobre o planejamento da educação: “Devemos pensar na educação a longo prazo. Com previsibilidade orçamentária. É isso que precisamos para ter o devido desenvolvimento da educação”, completou.