Panorama do 1º turno das eleições municipais democráticas 2024
Neste domingo (6), aconteceu o 1º turno das eleições municipais nos quatro cantos do Brasil. Mais de 122 milhões de brasileiros e brasileiras foram às urnas para escolher vereadoras e vereadores, prefeitos e prefeitas de 5.569 municípios do país. O índice de abstenção foi de 21,71%. Esse número representa 32,7 milhões de cidadãos.
A votação encerrou dentro do previsto, às 17h, confirmando a eficiência da Justiça Eleitoral. As urnas eletrônicas também comprovaram mais uma vez a sua confiabilidade. Dos quase 480 mil equipamentos distribuídos em todo território nacional menos de 1% precisou ser substituído.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) esteve atenta no primeiro turno, reforçando a discussão sobre a pauta eleitoral, e seguirá debatendo e acompanhando os desdobramentos no segundo, que se dará no dia 27 de outubro.
Na grande maioria das cidades, o pleito já foi decidido. O cenário é preocupante. Houve um crescimento expressivo no quantitativo de prefeituras que serão comandadas por legendas do chamado centrão e da direita de 2025. O PSD elegeu 878 prefeitos, seguido do MDB que fez 847 e do PP que ganhou 743 cidades. No entanto, 52 municípios continuam na disputa, incluindo 15 capitais. A esquerda vai concorrer em cinco delas: São Paulo, Fortaleza, Natal, Porto Alegre e Cuiabá.
A conjuntura exige um trabalho de base intenso e atenção redobrada para que a esquerda desponte nesse segundo momento, consiga ocupar mais cadeiras nos poderes executivo e legislativo deste Brasil Continental.
O futuro progressista do país está nas mãos da população. Afinal de contas, a vida cotidiana e as interações humanas se concretizam nos municípios. É nesse ambiente que os desafios e as conquistas se manifestam de forma mais palpável. Os municípios protagonizam as demandas mais urgentes da população, como educação, saúde, segurança e infraestrutura.
Reiteramos a importância de um debate respeitoso e informado nessa próxima etapa, essencial ao fortalecimento da democracia. Que este processo eleitoral seja uma oportunidade para defendermos a transparência, a coletividade e a boa gestão pública.
Os entraves enfrentados por nossas comunidades são muitos, e a responsabilidade agora recai sobre aqueles que avançam para o segundo turno. Esperamos que os (as) candidatos (as) se comprometam com propostas concretas e viáveis, sempre em prol do bem comum.
É incessante a luta da Contee pelo soerguimento da educação inclusiva e de qualidade, em favor de uma sociedade mais justa e igualitária. O voto consciente transforma! Vamos eleger no dia 27 de outubro os representantes que abraçam às causas humanitárias, ambientais, e que favorecem à classe trabalhadora.
Brasília, 07 de outubro de 2024
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino