Conferência Livre do Trabalho em Goiânia debate futuro das relações laborais nesta terça-feira (7)
A luta em defesa dos direitos trabalhistas e do trabalho decente ganha mais um importante espaço de mobilização. Amanhã, 7 de outubro (terça-feira), a partir das 8 horas, será realizada a Conferência Livre do Trabalhador, no auditório da Adufg Sindicato (9ª Avenida, Vila Nova, Goiânia). O evento acontece em formato híbrido (presencial e online), com participação via Zoom. Os interessados podem acessar pelo link: bit.ly/CLTGYN2025.
A atividade integra o processo de construção da II Conferência Nacional do Trabalho, convocando a classe trabalhadora a debater propostas e diretrizes sobre o presente e o futuro das relações laborais no Brasil. A etapa goiana reunirá sindicatos, centrais e entidades representativas para aprovar as propostas prioritárias que serão encaminhadas às etapas estadual e nacional.
Eixos de debate
Os debates se organizarão em torno de dois grandes eixos temáticos:
- Eixo I – Transformações no mundo do trabalho;
- Eixo II – Políticas públicas para emprego, trabalho decente e transição justa.
Grupos temáticos
A Conferência Livre contará ainda com Grupos de Trabalho Temáticos voltados a questões centrais da agenda sindical e trabalhista:
- Relações do trabalho e negociação coletiva;
- Mercado de trabalho, intermediação e qualificação;
- Emprego, renda e fundos (FAT/FGTS);
- Proteção e inclusão produtiva (inovações e transições tecnológicas).
Temas transversais
Os debates também abordarão temas transversais fundamentais para a construção de um mundo do trabalho mais justo e igualitário:
- igualdade de oportunidades;
- formalização;
- combate ao trabalho análogo ao escravo e infantil;
- direitos fundamentais e negociação coletiva;
- saúde e segurança;
- inspeção do trabalho.
A Conferência Livre do Trabalhador é uma realização conjunta das centrais sindicais CTB, CUT, CSB, Força Sindical, Nova Central e UGT, e representa mais uma iniciativa de fortalecimento da unidade e da organização da classe trabalhadora em defesa de políticas públicas que promovam emprego, renda e dignidade.
Da Redação Contee




