De Norte a Sul, Domingo de Greve, em outubro, foi dia de mobilizações em todo o Brasil
Professores e professoras de todo o Brasil aderiram ao Domingo de Greve convocado pela Contee e pelas entidades filiadas e transformaram o último dia 20 de outubro num dia de lazer, mas também de protesto e denúncia contra o excesso de atividade extraclasse ao qual os docentes são submetidos. O domingo também foi dia de luta contra a terceirização nas escolas, que prejudica os trabalhadores, precarizando as relações de trabalho, e compromete o projeto pedagógico das instituições de ensino.
De Norte a Sul, reveja aqui algumas atividades desenvolvidas pelos sindicatos no Domingo de Greve (Link 1) e (Link 2).
A avaliação desse dia de luta foi um dos temas debatidos no XVI Conselho Sindical (Consind) da Contee, realizado do dia 25 ao dia 27 de outubro, em Salvador (BA). No primeiro dia, o Consind debateu as conjunturas internacional e nacional e a valorização dos trabalhadores em educação. A coordenadora da Secretaria de Políticas Internacionais da Contee, Maria Clotilde Lemos Petta, apresentou o primeiro Caderno de Política Internacional elaborado pela Confederação, com o tema da integração da América Latina e do Caribe, a qual ela enfatizou como primordial para o desenvolvimento do país e de todo o subcontinente.
Já no segundo dia, o Consind aprovou a proposta de sustentação financeira e debateu questões educacionais. Todas as propostas aprovadas estão no Caderno de Deliberações.
Outubro também foi mês de vitória, com a aprovação do Insaes pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara (lembre aqui).
Além disso, foi realizada uma audiência pública na Câmara para debater a fusão entre Kroton e Anhanguera e a financeirização do ensino superior. A audiência teve como um dos debatedores o presidente da Fepesp, Celso Napolitano, além do representante da Kroton Rodrigo Capelato, da professora da UnB Cristina Helena Almeida de Carvalho (que pesquisa a questão da financeirização do ensino superior no Brasil) e do diretor do Fórum das Entidades Representativas de Ensino Superior Particular José Roberto Covac (relembre aqui como foi o debate).
Da redação