Contee mobiliza entidades para a coleta de assinaturas em defesa da democratização da comunicação

Na última sexta-feira (7), a Contee participou da primeira plenária de 2014 do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e da campanha Para Expressar a Liberdade, na qual foi traçada uma agenda unitária de atuação em defesa do Projeto de Lei de Iniciativa Popular das Comunicações (PlipCom). Tendo isso em vista, a Contee divulga agora para as entidades filiadas as ações propostas pela campanha e conclama a todas que continuem recolhendo assinaturas para o PlipCom. O material para coleta de assinaturas está disponível no site da campanha Para Expressar a Liberdade.

Uma das propostas é o lançamento da campanha nos estados e municípios onde isso não aconteceu e com isso as entidades filiadas à Contee também podem contribuir. A ideia é realizar atividades públicas de lançamento da campanha, que pode acontecer por meio de debates, de audiências públicas em assembleias legislativas e câmaras de vereadores ou atos na rua. Além disso, cada entidade pode montar banquinhas de coleta de assinaturas, assim como aproveitar todos os eventos – congressos, encontros, seminários – para levar folhas de coleta de assinaturas.

Haverá ainda uma Caravana pela Democratização da Comunicação, aliada a cursos de formação. O calendário será organizado pela coordenação da campanha, em diálogo com as articulações estaduais. Além de formativas, essas atividades podem discutir estratégias locais de estruturação da campanha e da coleta de assinaturas.

É preciso inserir a pauta da democratização da comunicação na agenda dos protestos de rua que de fato busquem avanços concretos por mudanças, e não atividades desorganizadas ou com propósito eleitoreiro. Segundo o FNDC, “as organizações envolvidas na campanha podem estabelecer um diálogo com as forças progressistas que realizarem essas atividades, respeitadas as avaliações das possibilidades de aproximação, para que o movimento de comunicação paute o projeto nessas manifestações, seja por meio da inclusão do tema como uma das bandeiras, seja pela criação de ‘alas’ da comunicação ou, especialmente, pelo aproveitamento desses espaços para a coleta de assinaturas”. O tema da mídia democrática também precisa estar presente no processo eleitoral. Por isso, no segundo semestre, candidatos ao Executivo e ao Legislativo serão convidados a debaterem e se comprometerem com o PlipCom e/ou com uma plataforma de políticas públicas democratizante.

 Da redação, com informações da campanha Para Expressar a Liberdade

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo