E vem lá de Sorocaba (SP): Boletim do Sinpro Sorocaba
Sorocaba, 28 de fevereiro de 2014
Campanha Salarial
Educação Básica: Fepesp e sindicatos querem decidir reajuste já
Resolver a questão salarial ainda em março e garantir um prazo maior para negociar as demais reivindicações. Essa foi a proposta apresentada pela Fepesp e pelos sindicatos na terceira rodada de negociação com o Sieeesp, sindicato das escolas de educação básica, dia 25/02.
As entidades não abrem mão de ganho real, além da reposição inflacionária. O índice geral deve ficar em 7,5%.
A estratégia proposta para a negociação tem dois objetivos. O primeiro é garantir que os salários de março sejam reajustados no tempo certo, o que é bom para professores, funcionários e também para as escolas.
>> Leia Mais
Luta no Sesi e Senai
também é por aumento real
Reposição integral da inflação e ganho real correspondente a metade da inflação. Essa foi a proposta de reajuste salarial apresentada pela Fepesp e pelos sindicatos na primeira rodada de negociação com representantes do Sesi e do Senai, dia 27/02, em São Paulo.
O percentual reivindicado deve ficar em torno de 7,5%. O número definitivo será conhecido dia 12/03, quando a inflação de fevereiro, medida pelo INPC-Ibge for divulgada. Desde março de 2013, data do último reajuste salarial, a variação do INPC foi de 4,71%.
>> Leia Mais
Contee: O PNE, o Fies e a luta para mostrar
que educação não é mercadoria
Neste momento de luta em defesa de um Plano Nacional de Educação (PNE) que de fato reflita no fortalecimento da educação pública no Brasil, um dos pontos-chave da discussão, como já destacado reiteradas vezes pela Contee, diz respeito aos programas governamentais, como ProUni, Pronatec e Fies, e a relação entre a necessidade de expansão das matrículas nos ensinos técnico e superior nas instituições públicas e uma temerária opção – defendida pelos empresários da educação – de fazê-lo via iniciativa privada
>> Leia Mais
Carnaval: Sinpro retoma atendimento em 06/03
O Sindicato dos Professores de Sorocaba e Região informa que, em função do Carnaval, não haverá expediente na segunda, terça e quarta-feira da próxima semana, dias 3, 4 e 5 de março. O atendimento na sede retorna ao normal na próxima quinta-feira, 6 de março.
Leia Também:
>> Recursos obtidos com pré-sal serão aplicados na educação, reafirma Dilma
>> Em audiência sobre o PNE, Contee defende instituição do Sistema Nacional de Educação, valorização profissional e fortalecimento da educação pública
>> Auxiliares do ensino superior passam a receber vale-refeição
>> Conquista do voto feminino no Brasil completa 82 anos; luta pela representatividade das mulheres persiste