Nota de pesar: Francilio, presente!

A Contee manifesta seu profundo pesar com a morte do professor Francilio Paes Leme, ex-presidente do Sinpro-Rio, diretor da Feteerj e ex-diretor da Executiva da Contee. Ao longo de muitos anos, o companheiro dedicou-se ao movimento sindical e à luta em defesa da categoria, bem como de todos os trabalhadores e trabalhadoras.

O professor Francilio, desde sua juventude, sempre esteve na luta, por causas mais gerais, contra a ditadura, a favor da restauração da democracia, a favor de uma sociedade menos desigual. Já professor, foi atuante do Sinpro-Rio desde o final da década de 1970, iniciando como secretário e chegando à presidente por três mandatos.

Francilio foi um presidente que modernizou o sindicato e, junto aos diretores da instituição e com a participação e o apoio da categoria, como um todo, atuou na defesa das convenções e acordos coletivos que refletiam os anseios de professores e professoras.

Sua percepção, no entanto, era de que essa luta não podia se restringir unicamente por aumento de salários. Nas palavras do Sinpro-Rio, “Francilio nos deixa com a certeza de que a luta sindical e de base é fundamental para construir uma resistência contra os demandos do capital”.

Num momento de ataque aos direitos sociais e democráticos do povo brasileiro, a sentida perda do professor Francilio vem nos lembrar de que nossa atuação precisa honrar a força e a luta daqueles que infelizmente não estão mais entre nós.

Aos familiares e amigos, apresentamos nosso fraterno abraço e o lamento por sua partida.

Francilio, PRESENTE! Hoje e sempre!

“Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis.”

Bertolt Brecht

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo