Contee manifesta apoio incondicional à luta dos professores do Sesi-SP

Por valorização, dignidade e educação de qualidade

Foto: Instagram/SinproSP

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) expressa seu incondicional apoio à greve dos professores da Rede SESI-SP, que se levantam com coragem e determinação em busca de sua justa valorização profissional e melhores condições de trabalho. A greve, que se iniciou em 31 de março, conta com a sólida unidade da Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp) e dos 25 sindicatos a ela vinculados, que representam professores do SESI-SP, cujos membros se mobilizam de forma histórica e exemplar.

A disposição de luta demonstrada pelos docentes é algo que há muito não se via, com a participação massiva nas assembleias. No dia 27 de março, mais de mil professores se reuniram em uma demonstração clara de que a categoria está unida e disposta a defender seus direitos a todo custo. Na assembleia de avaliação realizada nesta segunda (31) foram mais de 750 professores. Essas assembleias são um reflexo da força coletiva e da convicção dos trabalhadores da educação de que suas reivindicações são legítimas e essenciais para a construção de uma educação de qualidade.

O movimento é pautado por reivindicações claras e justas, sem as quais não há valorização profissional. O que os educadores exigem é respeito – respeito à sua profissão, à sua dedicação e ao seu trabalho incansável em favor da educação e do futuro do país. As condições de trabalho nos moldes atuais são insustentáveis: desde a superlotação das turmas no Ensino Fundamental I, com até 90 alunos por sala, até a sobrecarga de trabalho no Ensino à Distância (EAD), com turmas de mais de 200 alunos, colocando em risco a saúde física e mental dos docentes.

É imprescindível que a gestão do SESI-SP reconheça e atenda a essas justas demandas. A falta de diálogo, a intransigência da direção e a pressão para impedir a adesão dos professores à greve é inaceitável. As tentativas de desinformar e confundir a opinião pública, com meias verdades sobre a mobilização, não vão conseguir abalar a força dessa luta.

A situação é ainda mais preocupante no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde a falta de profissionais compromete a qualidade do ensino e sobrecarrega os poucos docentes disponíveis. A contratação urgente de mais professores é uma das principais exigências da categoria, que busca garantir condições adequadas de ensino e atendimento a todos os alunos.

A Contee se coloca ao lado dos professores do SESI-SP e de suas entidades representativas, como a Fepesp e os 25 sindicatos que compõem essa frente de luta. Juntos, reafirmamos que a valorização dos profissionais da educação não é apenas uma questão de salário, mas uma questão de dignidade, respeito e comprometimento com a educação de excelência. Essa luta é de todos, pois sem o reconhecimento dos educadores, não há como garantir um amanhã melhor para nossas crianças e jovens.

Convocamos toda a sociedade a se unir a essa causa, a apoiar os trabalhadores e as trabalhadoras do SESI-SP.  A defesa de um sistema educacional que respeite e valorize aqueles que constroem o conhecimento e formam o futuro do nosso país é prioridade

Seguimos firmes na resistência, na mobilização e na luta por um ensino digno e pela valorização dos profissionais da educação!

Brasília, 01 de abril de 2025

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo