Saaemg: Conheça o FNDC e sua campanha para tornar a mídia mais democrática
O SAAEMG promoveu o seu 5º seminário de Formação Político Sindical, com foco na mídia e seu poder de influência na sociedade. O debate, levado aos funcionários, diretores e convidados por palestrantes que se preocupam com a democratização da mídia, foi realizado entre os dias 26 e 28 de julho.
O jornalista Altamiro Borges, um dos palestrantes do seminário, ressaltou que o papel da mídia sofreu alterações ao longo dos anos. “A mídia já foi chamada de quarto poder, quando possuía o papel fiscalizador, mas com o passar do tempo adotou o aspecto econômico e político, o que torna a mídia, a meu ver, em segundo estado, uma espécie de poder paralelo“.
Outro aspecto bastante salientado no seminário promovido pelo SAAEMG está na concentração da mídia nas mãos de poucas famílias. “O grande problema de uma mídia concentrada, é que esta obedecerá aos fins econômicos e políticos de seus proprietários”, garantiu Aristides Ribas, professor e filósofo.
Dentro desse cenário (de concentração da mídia), a manipulação de torna uma arma bastante utilizada para se atingir os objetivos. Altamiro chama a atenção para uma prática comum entre os meios de comunicação: o de realçar e o de omitir. “A mídia não mente. Ela realça aquilo que lhe interessa ou que interessa a seus parceiros financeiros e omite o que pode lhe causar prejuízo, seja econômico ou político. É a velha história do copo meio cheio e meio vazio“.
Para evitar essa manipulação, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) pretende construir um país mais democrático e desenvolvido, o que se dará pelo direito à comunicação, hoje restrito a mãos de poucos. Mais liberdade de expressão, mais pluralidade de ideias e pontos de vista, mais diversidade. Essa é a ideia que move a campanha do FNDC, a Lei da Mídia Democrática.