Contee lança Campanha Nacional de Valorização dos(as) Trabalhadores(as) em Educação
Após a reunião de trabalho realizada no último dia 4, em São Paulo, a Contee lança oficialmente a Campanha Nacional de Valorização dos(as) Trabalhadores(as) em Educação, com dois motes: o combate à terceirização nas escolas e a defesa do direito ao descanso dos professores, sobrecarregados pelo excesso de atividade extraclasse.
Os materiais da campanha já estão disponíveis para os sindicatos e federações. A campanha contra a terceirização tem como fundamento denunciar o desastre educacional provocado pelas terceirizações nas escolas e defender que qualquer tipo de terceirização seja proibida nas instituições de ensino. Para isso, os materiais alertam a sociedade, os pais e os estudantes sobre o fato de, nos estabelecimentos de ensino, a terceirização também comprometer a própria qualidade da educação, visto que o projeto pedagógico de cada escola depende da ligação direta e forte com os trabalhadores das instituições. Na escola, a terceirização significa a exclusão da possibilidade de integração entre trabalhadores, estudantes e seus pais e responsáveis.
Por sua vez, a campanha pelo direito ao descanso denuncia o trabalho extraclasse excessivo ao qual os docentes estão submetidos fora da carga horária contratada – uma das principais causas da exaustão e do adoecimento dos educadores. Para tanto, a Contee está convocando as entidades filiadas e toda a categoria para uma greve nacional em protesto contra esse abuso, que causa danos à saúde dos professores e compromete a qualidade da educação.
Da redação