Diretoras da Contee participam de seminário internacional sobre proteção e segurança no ambiente escolar

Atividade foi realizada nestas terça (30) e quarta-feira (31), em Brasília, e tratou desde justiça restaurativa até enfrentamento do discurso de ódio por meio da educação

Reprodução

As dirigentes da Contee Madalena Guasco (Secretaria-Geral) e Cristina Castro (Secretaria de Relações Internacionais), que compõem, no âmbito do MEC (Ministério da Educação), o GT (grupo de trabalho) de Proteção e Segurança no Ambiente Escolar, participaram nestas terça (30) e quarta-feira (31) do primeiro seminário internacional para tratar sobre o tema.

A mesa de abertura, realizada na manhã de terça, contou com a participação das ministras Ana Moser (Esporte) e Nísia Trindade (Saúde), além de representantes dos ministérios da Justiça de Segurança Pública, dos Direitos Humanos e da Cidadania, da Cultura, da Secretaria-Geral da Presidência da República, da Secretaria de Comunicação Social, bem como do STF (Supremo Tribunal Federal) e do TST (Tribunal Superior do Trabalho).

Foram dois dias de intenso debate, durante os quais as representantes sindicais tiveram a oportunidade de apresentar a realidade do que ocorre também no interior das escolas privadas de todo o Brasil.

Reprodução

Experiências brasileiras

Além de compor o GT — do qual também faz parte o diretor Leandro Batista (Secretaria de Assuntos Jurídicos) —, a diretora Madalena Guasco integra a comissão executiva responsável pela elaboração do relatório final que será entregue ao titular do MEC, Camilo Santana, a partir das oitivas que têm sido realizadas desde a constituição do grupo de Trabalho.

Na tarde de terça, ela coordenou painel sobre experiências brasileiras, com participação de Tony Marcelo Dantas de Oliveira (DF), Lourival de Araújo Filho (PR), Rosineide Frez (PR) e Ivaneide de Farias Dantas (PE).

Reprodução

Temas em pauta

Ao longo de todo o seminário, as conferências trataram de tópicos como: justiça restaurativa; construção de saúde mental no ambiente escolar; análise do fenômeno da situação da proteção e da segurança no ambiente escolar; perspectivas para proteção nesse ambiente; reflexões interdisciplinares sobre segurança pública em ambientes escolares; fortalecimento do ambiente escolar a partir dos direitos humanos e da gestão democrática; o fenômeno da violência escolar e as estratégias de proteção e convivência; segurança pública, indicadores e monitoramento; e enfrentamento do discurso de ódio por meio da educação.

No início da noite, desta quarta-feira, foi feito o lançamento da versão acessível da Cartilha de Recomendações de Proteção e Segurança no Ambiente Escolar.

Reprodução

Táscia Souza

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo