Diretoria Executiva da Contee debate planejamento das secretarias

A Diretoria Executiva da Contee voltou a se reunir na tarde desta quarta-feira (18) para tratar, especificamente, do planejamento de ações das secretarias da entidade para este início de nova gestão. Em sequência, os diretores Adércia Bezerra Hostin dos Santos (Secretaria de Assuntos Educacionais e Formação), Cristina Castro (Secretaria de Relações Internacionais), Leandro Carneiro Batista (Secretaria de Assuntos Jurídicos), Margot Andras (Secretaria de Defesa das Diversidades, Direitos Humanos, Respeito às Etnias e Combate ao Racismo), Elson Simões Paiva (Secretaria de Organização Sindical, Relações de Trabalho, Relações Institucionais e Juventude) e Alan Francisco de Carvalho (Secretaria de Comunicação Social) fizeram seus apontamentos sobre os desafios imediatos que se colocam à cada pasta.

No debate, entraram temas como a preparação da Contee e das entidades filiadas para a II Conferência Nacional Popular de Educação (Conape 2022); o enfrentamento à financeirização do ensino superior e da educação básica; a reforma do ensino médio; os diálogos sindicais, educacionais e de direitos humanos na América Latina; a luta em defesa da democracia; as campanhas salariais e de sindicalização; e, por fim, a importância de um fortalecimento da comunicação da Confederação junto às entidades filiadas.

Durante a reunião desta quarta-feira, o consultor jurídico da Contee, José Geraldo de Santana Oliveira, também apresentou sua análise sobre a Medida Provisória (MP) 1045 e todos os 70 artigos incorporados nela pela Câmara como contrabando legislativo, aprofundando ainda mais o nefasto processo de retirada de direitos dos trabalhadores. A Diretoria Executiva aprovou o envio de um ofício ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sobre o texto que agora está em tramitação na Casa, solicitando a rejeição dos jabutis aprovados pelos deputados. Foi aprovado também o envio de dois outros ofícios, ambos ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux: o primeiro sobre a realidade e as perspectivas da organização sindical profissional e o outro em apoio ao STF contra os ataques ao Estado Democrático de Direito.

A Executiva da Contee volta a se reunir nos dias 1° e 15 de setembro. Os encontros serão preparatórios para uma primeira conferência livre a ser convocada pela Confederação para debater questões referentes à Conape, bem como para a primeira reunião da Diretoria Plena, prevista para acontecer no fim de setembro.

Por Carlos Pompe e Táscia Souza

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo