1º de Outubro: Dia Nacional e Internacional do Idoso
O dia 1º de outubro foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional do Idoso. Comemorada também nacionalmente, a data propõe, no Brasil, que se faça uma reflexão sobre a qualidade de vida dos idosos brasileiros e as políticas públicas voltadas a essa importante parcela da população. É importante ainda sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013, o total de idosos era de 26,1 milhões, o que representa 13% do total de habitantes do país. Em 2001 os idosos representavam 9% da população e o montante de pessoas nessa faixa etária cresce em media 0,4 ponto percentual.
Em face dessa realidade, a Contee aproveita esta importante data para ressaltar sua defesa, juntamente com o conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras, de pautas fundamentais e com as quais os candidatos precisam assumir compromisso nestas eleições: uma política de valorização das aposentadorias e o fim do fator previdenciário.
Da redação, com informações do Portal CTB