25 de novembro – Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher

Um dos grandes dramas do nosso tempo. Foi assim que a Organização das Nações Unidas (ONU) classificou ontem (24) a violência que ainda afeta mulheres e meninas em todo o planeta. A reflexão marca nesta segunda-feira, 25 de novembro, o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher e também o início, no mundo, da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que segue até o dia 10 de dezembro, quando se comemoram os 65 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. No Brasil, porém, a campanha já está nas ruas desde o último dia 20, Dia da Consciência Negra, com o objetivo de combater essa dupla discriminação: racial e de gênero.

Nesta semana, a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e a Procuradoria da Mulher do Senado Federal realizam uma série de atividades para conscientizar a população sobre os tipos de violência de gênero previstos na Lei Maria da Penha, que pune os agressores de mulheres. Os eventos contam com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, da Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal e da ONU Mulheres. Entre as atividades previstas, está um ato marcado para amanhã (26), no Hall da Taquigrafia da Câmara.

Representante de uma categoria formada, em sua imensa maioria, por mulheres, a Contee tem entre suas bandeiras a defesa de uma educação não sexista, lutando pela igualdade de gênero, pela emancipação da mulher e pelo combate a todo e qualquer tipo de violência.

Da redação 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo