25 de novembro: Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres
Hoje, 25 de novembro, é o Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres. E por isso, também hoje, tem início a campanha mundial dos 16 Dias de Ativismo, durante os quais o foco das discussões é será o combate à violência sexual. A campanha segue até 10 de dezembro, data em que se comemora o dia da promulgação da Declaração Universal nos Direitos Humanos. O objetivo é chamar a atenção da sociedade e mobilizar as pessoas, mostrando que pequenas ações do cotidiano podem levar a grandes violências.
A campanha 16 Dias de Ativismo ocorre há 25 anos e mobiliza cerca de 130 países. Aqui, ela é essencial. Basta ver que o Brasil é o quinto país do mundo em número de assassinatos de mulheres, segundo o Mapa da Violência de 2015. Esse e outros dados de violência de gênero foram reunidos no Dossiê Feminícídio, lançado em novembro pelo Instituto Patrícia Galvão. O levantamento também faz um alerta para a importância de dar visibilidade ao cenário de violência, a fim de mudar práticas consideradas normais que podem, no entanto, resultar em mortes.
A luta contra a violência de gênero é tão cara à Contee que, no ano passado, durante a campanha, lançamos uma edição da Revista Conteúdo com o tema “Sem educação não há igualdade”. Neste ano, mais uma vez, a Confederação se une à campanha e reafirma sua bandeira na defesa de uma educação não sexista, lutando pela igualdade de gênero, pela emancipação da mulher e pelo combate a todo e qualquer tipo de violência.
Assista ao vídeo da ONU Mulheres:
Da redação