2ª Missão de Solidariedade à Palestina

palestinaNa última semana, a imprensa nacional voltou novamente seus olhos para a Palestina depois da premiação do fotógrafo sueco Paul Hansen na 56ª edição do World Press Photo – o mais prestigiado prêmio mundial de fotojornalismo – com uma imagem que mostra o desespero de um grupo de homens palestinos carregando os corpos de duas crianças mortas por um bombardeio israelense na Faixa de Gaza. Por mais que a mídia tente esconder, os palestinos choram seus filhos todos os dias.

Na luta dos movimentos sociais para tentar transformar essa realidade e na defesa do povo palestino e sua autoridade nacional em todos os níveis, está marcada para abril a 2ª Missão de Solidariedade à Palestina, organizada pelo Comitê de Apoio ao Estado da Palestina (CEP), com apoio da Federação das Entidades Árabe-Palestinas do Brasil (Fepal) e da Federação das Entidades Árabes do Brasil (Fearab).

A Contee, que integrou a delegação da 1ª Missão de Solidariedade, defende que conhecer a realidade ajuda na luta por sua transformação. O objetivo é, mais uma vez, prestar solidariedade ao povo palestino e levar representantes da sociedade civil brasileira para conhecer a realidade da ocupação sionista das terras palestinas. Estão programadas visitas às aldeias de Nabih Saleh e Bil’in, com participação de demonstrações locais; visita a escolas e hospitais; encontro com comitês dos presos políticos e dos refugiados; visita ao Museu de Mahmoud Darwish e ao Mausoléu Yasser Arafat; encontro com o presidente da Palestina Mahmoud Abbas; visita às cidades históricas de Belém e Jerusalém; encontro com entidades de mulheres e centrais sindicais e a embaixadora brasileira em Ramalláh; e conhecimento do Muro da Vergonha.

A Contee conclama as entidades filiadas que puderem ingressar nessas ações de solidariedade que participem efetivamente. Lembrando o Fórum Social Mundial Palestina Livre realizado em Porto Alegre no fim do ano passado, a missão, aqui, é que a Palestina ocupada continue a pulsar “em cada coração livre neste mundo e sua causa continua a inspirar solidariedade universal”.

Veja aqui a programação da 2ª Missão de Solidariedade

Da redação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo