2º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação: Contee e entidades filiadas presentes!
Os diretores e jornalistas da Contee e de suas entidades filiadas que participaram, na última sexta-feira (10), do 3º Seminário de Comunicação promovido pela Confederação, reuniram-se, neste sábado (11), às quase 700 pessoas que lotaram o Teatro Izabela Hendrix, em Belo Horizonte, para participar do 2º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação. O ato político de abertura contou com a presença, na mesa simbólica, de cerca de 30 representantes da política e de movimentos sociais, entre os quais a coordenadora da Secretaria de Comunicação Social da Contee, Cristina de Castro. Todos ressaltaram a importância da luta pela democratização da comunicação no país.
A coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Rosane Bertotti, celebrou o fato de o evento reunir tantas pessoas para discutir mídia e democracia. Já o secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica no Ministério das Comunicações, Emiliano José, que representou o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, declarou apoio ao Encontro e reforçou seu compromisso com a luta. “Estou aqui não apenas como representante do Ministério e do ministro Ricardo Berzoini, mas também como um clássico militante do movimento pela democratização da comunicação, disse. “Quem enfrentou o pau de arara, a repressão e a arbitrariedade da ditadura militar sabe da importância da liberdade de expressão”. Por sua vez, o secretário executivo do Ministério da Cultura, João Brant, ressaltou o elo entre o objeto de sua pasta e a comunicação. “A fruição cultural se dá pelos veículos de comunicação e, em contrapartida, os meios influenciam a produção cultural, principalmente do ponto de vista simbólico”. Ele também observou que o Brasil vive um déficit democrático em relação a países que enfrentaram o tema da regulação da mídia. “Precisamos desmitificar o debate, que não é um debate de países autoritários, mas justamente o contrário”, defendeu. Ele aproveitou para anunciar a abertura de um canal de diálogo permanente entre os Ministérios da Cultura e da Comunicação, para fortalecer a luta por avanços em ambos os setores.
O dia de debates também contou com presenças internacionais, como o canadense Toby Mendel, consultor da Unesco e diretor-executivo do Centro de Direitos e Democracia; o argentino Martín Becerra, professor e pesquisador da Universidade de Buenos Aires; o uruguaio Gustavo Gómez, professor e ex-secretário nacional de Telecomunicações do Uruguai; e o também argentino Guillermo Mastrini, professor especialista em direito à Comunicação. Eles participaram das mesas sobre o cenário internacional e os desafios do Brasil para enfrentar a regulação democrática da mídia e garantir o direito à comunicação, bem como acerca da luta por uma educação mais democrática na América Latina.
O 2º ENDC prossegue neste domingo. Antes da plenária final, que tratará do Projeto de Lei da Mídia Democrática e das estratégias de luta, a Contee e o projeto Hupokhondría, de Juiz de Fora, apresentarão a peça teatral “Alguma coisa você tem”, que, através do humor e da ironia, também faz reflexões sobre a comunicação contemporânea.
Representantes e entidades presentes na cerimônia de abertura do 2º ENDC:
Rosane Bertotti – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação
Lidyane Ponciano – Comitê Mineiro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação
Adelmo Leão – Deputado PT/MG
Wadson Ribeiro – Deputado PCdoB/MG
Rita Freire – Conselho Curador da EBC
Israel do Vale – Presidente da Rede Minas
Ivana Bentes – secretária da Cidadania… MinC
João Brant – Secretário Executivo do Ministério da Cultura
Emiliano José – Secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações
Laura Tresca – Artigo 19
Renato Godoy – Instituto Alana
Célia Rodrigues – Rede Mulher e Mídia
Nilmário Miranda – Secretário de Direitos Humanos em Minas Gerais
Tais Ladeira – Associação Mundial das Rádios Comunitárias (Amarc)
Beatriz Cerqueira – CUT
Ariovaldo Camargo – CNTE
Cristina Castro – Contee
Liliane Machado – Andes
Flavia Lefevre – Proteste
Alexandre Braga – Unegro
Renato Barros – CNTSS
Marcólio Lima – Fenadados
Ronilda Silva – CTB
Sonia Maranho – Via Campesina
Daniela Rueda – Renajoc
Pablo Capilé – Fora do Eixo
Thiago José – Une
Fernando Alves – Ubes
Mariana Venturini – UBM
Ana Julia Goes – Levante
Nascimento Silva – Fitert
José Soter – Abraço
Angelo Antonio – Movimento Nacional das Rádios Comunitárias
Orlando Guilhon – Arpub
Renata Mielli – Barão de Itararé
Bia Barbosa – Intervozes
Rogerio Olivério – Conselho Federal de Psicologia
Valdice Gomes – Fenaj
Com informações do FNDC