8º CONATEE aprova resolução sobre conjuntura nacional e internacional

O debate sobre conjuntura nacional e internacional aconteceu na noite do dia 31/08, após a abertura do 8º Congresso da CONTEE, que acontece em São Paulo/SP, nas dependências do Hotel Bourbon Convention Ibirapuera, até o próximo dia 02/09.

Entre os principais destaques das resoluções aprovadas estão: a articulação do Brasil com o Mercosul e com os Brics (bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul); a rediscussão do papel da ONU, com o objetivo de democratizá-la; o repúdio ao Golpe de Estado no Paraguai; a defesa da garantia de emprego e proibição de demissões sem justa causa; o fim do fator previdenciário; além da promoção do desenvolvimento ancorado no crescimento econômico, com o avanço das políticas voltadas para o combate à pobreza.

Segundo Cassio Bessa, Coordenador Regional Sul da CONTEE, “cresce a nossa responsabilidade em defender que os trabalhadores não paguem a conta da crise do capitalismo”. O dirigente alertou para o fato de que as multinacionais tem obtido aumento de lucros, com exploração da mão de obra, aumentando o processo de especulação.

O enfretamento da crise neoliberal sem prejuízo aos trabalhadores também teve importante destaque. José Carlos Areas, Coordenador Regional Norte da CONTEE, citou a aprovação do Plano Nacional de Educação como instrumento fundamental para a estruturação de um projeto de desenvolvimento nacional que aponte para uma nação mais justa, com melhores condições de trabalho e remuneração, com democracia e soberania.

Daniele Moraes, de São Paulo/SP

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo