8 de setembro: Dia Internacional da Alfabetização

Dados da pesquisa Alfabetiza Brasil, do Ministério da Educação (MEC), divulgados em maio deste ano, apontam que apenas 4 em cada 10 crianças do 2º ano do ensino fundamental estavam alfabetizadas no país em 2021

 Sergipe, Nordeste do Brasil: Paulo Freire começa uma nova jornada de trabalho com um grupo de camponeses muito pobres, que estão se alfabetizando.

Como vai, João?

João se cala. Amassa o chapéu. Longo silêncio, e finalmente ele diz:

Não consegui dormir. A noite inteira sem fechar os olhos.

Mais palavras não saem da sua boca, até que ele murmura:

Ontem, eu escrevi meu nome pela primeira vez.

(Eduardo  Galeano em “Os filhos dos dias”)

No dia 8 de setembro, o Brasil se une ao mundo na celebração do Dia Internacional da Alfabetização, uma data que destaca a importância do domínio da leitura e da escrita na vida das pessoas e nas sociedades. É uma ocasião para celebrar os avanços conquistados na educação, ao mesmo tempo em que reconhecemos os desafios que ainda persistem em nossa busca pela alfabetização universal.

A alfabetização vai muito além de aprender a ler e escrever. Ela é a base de todo o processo educacional, permitindo que indivíduos adquiram conhecimento, participem ativamente da sociedade, tomem decisões informadas e expressem suas ideias. Além disso, a alfabetização é um direito humano fundamental, reconhecido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como um componente essencial da educação para todas as pessoas.

No entanto, apesar dos avanços significativos nas últimas décadas, ainda existem desafios a serem enfrentados na busca pela alfabetização universal. Milhões de pessoas em todo o mundo continuam analfabetas, o que limita suas oportunidades de emprego, o acesso à informação e a participação plena na sociedade. Isso destaca a importância de esforços contínuos para promover a alfabetização e a educação de qualidade para todos/as.

Dados da pesquisa Alfabetiza Brasil, do Ministério da Educação (MEC), divulgados em maio deste ano, apontam que apenas 4 em cada 10 crianças do 2º ano do ensino fundamental estavam alfabetizadas no país em 2021. O levantamento apresentou uma queda na porcentagem de alfabetização infantil em comparação com 2019, quando mais de 6 crianças em cada 10 eram consideradas alfabetizadas.

Neste Dia Internacional da Alfabetização, é fundamental reafirmar o compromisso do Brasil em alcançar a alfabetização universal. Isso não apenas impulsiona o desenvolvimento individual, mas também fortalece nossa sociedade como um todo, promovendo a cidadania ativa e participativa.

À medida que celebramos as conquistas alcançadas, também reconhecemos a necessidade de continuar investindo na educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada, enfrentando os desafios de frente e trabalhando incansavelmente para garantir que todas as pessoas tenham a oportunidade de aprender a ler e escrever. O Dia Internacional da Alfabetização serve como um lembrete importante de que, juntos, podemos construir um futuro mais inclusivo e com educação de qualidade para todos/as os/as brasileiros/as.

Vitoria Carvalho, estagiária sob supervisão de Táscia Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo