Sinpro Minas: Categoria deve ficar atenta para casos de desvio de função
A temporada de festas juninas está em pleno vigor, e com ela começa os pedidos da direção das escolas para que os professores exerçam funções que extrapolam a carreira docente e que não estão previstas no contrato de trabalho.
Nesse momento, a categoria deve ficar atenta para não deixar que seus direitos sejam descumpridos. O Sinpro Minas tem recebido muitas denúncias de professores sobre a prática irregular adotada em algumas instituições de ensino.
Uma dessas escolas, por exemplo, enviou aos docentes por e-mail uma tabela com as tarefas a serem exercidas e a escala de horários. Entre os trabalhos listados estão fazer fotos do evento, vender ingressos e fichas de alimentos e bebidas, ajudar na distribuição das mesas, observar se a canjica ou o caldo estão secando, recolher lixos dos ambientes, atentar para a manutenção dos banheiros, entre outros.
“Os professores e professores devem denunciar ao sindicato as situações ilegais, para que as devidas ações sejam encaminhas, e as irregularidades, corrigidas. Deve-se ressaltar que Festa Junina não é trabalho voluntário”, destacou a presidenta do Sinpro Minas, Valéria Morato, que nesta quarta-feira (21/6), às 18 horas, fará uma live no Instagram do sindicato para discutir o assunto.