Inflação brasileira desacelera-se por queda na tarifa do transporte
A inflação brasileira desacelerou e ficou em 6,40 por cento, abaixo do teto fixado pelo Governo, devido à diminuição do preço do transporte e dos alimentos, segundo cifras oficiais difundidas hoje aqui.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) destacou que o nível inflacionário acumulativo caiu de 6,67 por cento para 6,40 por cento nos 12 meses até meados de julho.
Esta queda confirma a tendência decrescente da inflação, anunciada em dias passados pela presidenta do país, Dilma Rousseff, que reiterou a decisão de seu Governo de trabalhar para evitar um excesso na despesa pública e controlar a inflação.
Segundo o IPCA-15, até meados deste mês, os preços dos produtos subiram apenas 0,07 por cento, o que evidencia uma certa estabilidade da economia.
Cerca de vinte cidades, entre estas Rio de Janeiro e Sao Paulo, diminuíram a tarifa do transporte público, depois das grandes manifestações no mês de junho em demanda de melhorias nos serviços públicos, por menos violência e maior combate à corrupção.
Os preços dos alimentos, que durante o primeiro semestre deste ano tinham disparado, registraram uma queda de 0,18 por cento em comparação com junho passado.
Escrito por Erica Soares
Da Prensa Latina