Sinpro-Rio: Nota de solidariedade: transfobia é crime!
Nós, da Comissão de Mulheres do Sinpro-Rio, nos solidarizamos com as três mulheres covardemente agredidas na porta do Casarão Firmino por seguranças da casa e outros homens machistas, misóginos e transfóbicos.
Segundo relato das vítimas, mais de 15 homens as agrediram imensamente, inclusive impedindo que elas fossem embora do local.
O estabelecimento, num primeiro momento, limitou-se a dizer em sua rede social que a agressão ocorreu fora do local e culpou as vítimas pela violência sofrida, além de fechar os comentários. Posteriormente, apagou sua publicação e se solidarizou com as vítimas.
Além da covardia ocorrida com as mulheres trans, elas ainda tiveram que lidar com a violência psicológica de serem culpabilizadas pelas agressões que sofreram.
Estamos solidárias com as vítimas e esperamos que os agressores, inclusive o estabelecimento, que reforçou num primeiro momento a violência ao culpar as vítimas, sofram as consequências jurídicas cabíveis e necessárias, para que não ocorram mais absurdos como este, que poderia ter levado as mulheres trans à morte.
Transfobia é crime! Pela vida de todas as mulheres trans! Basta de violência!