Contee condena tentativa de golpe militar na Bolívia
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) condena veementemente a tentativa de golpe militar na Bolívia e pede respeito ao Estado Democrático de Direito, basilar para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Nesta quarta-feira (26), tanques do exército e tropas militares tomaram a praça central de La Paz e ocuparam o Palácio Presidencial. No entanto, o ato arquitetado pelo ex-comandante geral do Exército, Juan José Zúñiga, foi desmobilizado. Zúñiga acabou sendo preso. A tentativa de golpe na Bolívia é a segunda em cinco anos.
Nossa solidariedade e apoio incondicional ao presidente Luis Arce e aos bolivianos. O atentado à democracia ocorrido em La Paz é inaceitável e preocupante, pois não se refere a um caso isolado, trata-se de mais um desdobramento da onda conservadora de extrema direita que se avoluma na América Latina.
Atos semelhantes vêm acontecendo em vários países. Vale destacar os ataques de 8 de janeiro ocorridos no ano passado no Brasil, em que centenas de manifestantes golpistas invadiram às sedes dos três poderes e depredaram o patrimônio público e cultural, gerando um prejuízo estimado em R$ 24 milhões.
Os interesses imperialistas não devem sobrepor às demandas populares. Esperamos que as providências cabíveis sejam tomadas pelos organismos internacionais, o quanto antes.
É preciso decisões enérgicas nesse momento de grande tensão e instabilidade política. Que prevaleça a ordem constitucional e a vontade soberana do povo boliviano.
Brasília, 27 de junho de 2024
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino