2° Consind Extraordinário: Contee e filiadas tratam das questões educacionais e relativas ao trabalho

Neste sábado (29), os trabalhos do 2º Consind Extraordinário, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), de forma remota, continuaram a todo vapor, até às 12h.

Estiverem presentes 108 representantes. A manhã foi marcada por deliberações e informes inerentes às questões educacionais e relativas ao trabalho. Os temas centrais foram amplamente discutidos por representantes da Confederação e das entidades filiadas.

Reprodução/Zoom

Gilson Reis, Coordenador-Geral licenciado da Contee, iniciou a rodada de discussões. Na condição de palestrante convidado, Gilson fez um panorama das ações articuladas pela Contee, no intuito de mitigar as precariedades assistidas hoje nas relações de trabalho, principalmente no âmbito do Ensino a Distância (EaD). Nesse sentido, ele deu ênfase ao processo de negociação que está sendo construído entre a Contee e Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen), sob a mediação do Ministério do Trabalho e Emprego para viabilizar um Acordo Nacional Coletivo de regulamentação mínima da Educação a Distância no Brasil.

Na sequência, a secretária-geral da Contee, Madalena Guasco, fez um apanhado das questões educacionais, pontuando os avanços e desafios na área, desde as últimas eleições, bem como sinalizando as ações da Confederação, no sentido de fortalecer o segmento, de promover educação de qualidade e valorizar a classe trabalhadora.

Destacou o compromisso do Governo Lula com o projeto de reconstrução da educação democrática, ressaltando realizações vistas como fundamentais, entre elas: fortalecimento do caráter sistêmico da educação – da educação infantil a pós graduação; o fim da diretoria e educação cível militar; a redemocratização e fortalecimento do Fórum  Nacional de Educação; fortalecimento e ampliação do PROUNI E FIES – como inclusão; o Programa Pé-de-Meia – destinado a garantir a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público; e a criação de 100 universidades federais.

Foram dois dias de intenso debate e com ampla participação. O 2º Consind Extraordinário finalizou com importantes resultados. Dentre os encaminhamentos: ficou acordado a realização de um Encontro Nacional da Educação, ainda este ano, e votou-se pela não realização do Congresso Extraordinário da Contee (Conatee Extraordinário), com a expressiva maioria de 92% dos participantes.

Por Romênia Mariani

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo