Biden desiste de candidatura e indica Kamala Harris para disputa presidencial nos EUA
Presidente afirma que decisão foi tomada pelo ‘interesse de seu partido e do país’ e que se concentrará em comandar país até o fim do seu mandato
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo (21/07) que decidiu retirar sua candidatura à reeleição para um segundo mandato na Casa Branca. Em carta divulgada pela plataforma X, o democrata afirmou que tomou a decisão em nome do “interesse do partido e do país”.
A desistência do mandatário na disputa eleitoral ocorre menos quatro meses antes de os norte-americanos irem às urnas nas eleições previstas para novembro.
No documento, Biden acrescenta ter tido a maior honra de sua vida ao presidir os Estados Unidos.
“E embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do interesse do meu partido e do país que eu renuncie e me concentre apenas em cumprir as funções de presidente pelo restante do meu mandato”, disse, acrescentando que fará um pronunciamento à nação sobre o assunto durante esta semana.
O presidente também fez agradecimentos à vice Kamala Harris, afirmando ser uma “parceira extraordinária”.
“E deixe-me expressar meu sincero apreço pelo povo americano pela fé e confiança que vocês depositaram em mim”, acrescentou. “Acredito hoje e sempre acreditei: que não há nada que a América não possa fazer – quando o fazemos juntos. Só temos que lembrar que somos os Estados Unidos da América”.
A candidatura de Biden tem sido alvo de questionamentos principalmente após seu mau desempenho no debate presidencial realizado no fim de junho contra seu adversário republicano Donald Trump. O mandatário, de 81 anos, demonstrou estar confuso e até com dificuldades para falar – performance que ele atribuiu ao excesso de viagens.
Kamala Harris é indicada
Pouco depois do anúncio da desistência à corrida eleitoral, o presidente indicou a vice Kamala Harris “para derrotar Trump”. O anúncio também foi feito em rede social.
“Meus colegas Democratas, decidi não aceitar a indicação e concentrar todas as minhas energias nas minhas funções como Presidente durante o resto do meu mandato. Minha primeira decisão como candidato do partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice-presidenta. E foi a melhor decisão que tomei. Hoje quero oferecer todo o meu apoio e endosso para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano. Democratas – é hora de nos unirmos e derrotar Trump. Vamos fazer isso”, afirmou Biden.
Por Rocio Paik