Encontro de Mulheres em Buenos Aires aquece o 10º Congresso Mundial da Internacional da Educação

Somando forças para garantir os direitos das mulheres, mitigar as desigualdades de gênero e construir um mundo mais democrático e inclusivo. A Contee esteve presente

Em um vibrante e inspirador encontro, centenas de mulheres de diversos países se reuniram, no último dia 28, em Buenos Aires, para discutir os direitos das mulheres, enfatizando a questão da desigualdade de gênero, ainda muito presente, e as dificuldades e conquistas da categoria dentro do movimento sindical.

A programação fez parte de uma série de eventos realizados como esquenta para o 10º Congresso Mundial da Internacional da Educação (IE) que está acontecendo na terra do tango e vai até o dia 02 de agosto. Uma iniciativa da Federação Internacional de Educação para fortalecer a educação no mundo, a diversidade e impulsionar as práticas democráticas.

O evento das mulheres destacou as vozes femininas na educação, engajadas nos movimentos sindicais e foi palco para a troca de ideias e experiências. A coordenadora da Secretaria de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), Cristina Castro, participou do encontro e evidenciou com entusiasmo o trabalho consistente e agregador feito pela Internacional de Educação, sempre atenta e preocupada com as demandas da classe trabalhadora e das mulheres envolvidas no processo.

“A Internacional de Educação trata da questão de gênero buscando assegurar a participação efetiva das mulheres no movimento sindical. Há um estímulo muito grande à ocupação dos cargos pelas mulheres, inclusive nos sindicatos, federações, confederações. Uma vez que, em inúmeras situações, você tinha a grande maioria formada por homens e, nos cargos mais de destaque, você não tinha nenhuma mulher. Esse trabalho colhe frutos”, reconheceu Cristina Castro.

A coordenadora ainda complementou dizendo que as mobilizações contínuas articuladas pela IE tem sido fundamentais para o fortalecimento da categoria. “Há uma intensa discussão durante todo o ano, e não só por ocasião do Dia Internacional da Mulher, existem fóruns específicos de debate que fortalecem essa luta em defesa dos direitos das mulheres, da participação das mulheres no mundo sindical, no mundo político, na efetiva igualdade”, finalizou.

Foto: Cristina Castro

Formato do Evento

O evento foi formado por mesas que abordaram diversos temas como as maiores dificuldades enfrentadas pelas mulheres no movimento sindical, as grandes conquistas das mulheres no movimento sindical, a luta que se faz em cada região. O encontro contou com palestrantes das várias partes do mundo, relatando como tem sido essa luta tanto das sindicalistas quanto o trabalho desenvolvido junto à classe.

Mais mulheres nos espaços de poder

O encontro foi muito além de uma preparação para o Congresso, representou uma celebração das conquistas e um chamado à ação para enfrentar os desafios atuais e urgentes, no sentido de democratizar ainda mais os espaços de poder, aumentar o protagonismo feminino. Os esforços são para edificar uma realidade social mais igualitária, plural e inclusiva.

É preciso reconhecer o papel essencial das mulheres na transformação dos sistemas educacionais ao redor do mundo e nos demais segmentos. É preciso assegurar que as vozes femininas sejam ouvidas e suas contribuições valorizadas como merecem.

Lugar de mulher é onde ela quiser. Intensificar o debate em torno do tema desigualdade de gênero é uma forma de ir rompendo com o conservadorismo. O debate iniciado no encontro das mulheres continua no congresso com força e maior repercussão.

Sobre o Congresso e a IE

O 10º Congresso Mundial da Educação Internacional da Educação (IE) é um evento global que reúne mais de 1.200 sindicalistas da educação de mais de 150 países para discutir e definir o futuro da educação e das profissões docentes. O tema desta edição é “Capacitar nossos sindicatos, elevar nossas profissões, defender a democracia”.  O Congresso iniciou dia 29 e vai até dia 02 de agosto.

A Federação Internacional de Educação (IE), organizadora do evento, representa mais de 32 milhões de profissionais da educação em 178 países e territórios por meio de suas 383 organizações membros. Os debates e decisões do congresso influenciarão o trabalho da IE nos próximos anos e delinearão o setor educacional no âmbito global.

Por Romênia Mariani

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo