SinproSP: Escola de Professores do SinproSP marca presença na Bienal do Livro
No último domingo, 8 de setembro, a coordenadora do projeto “Escola de Professores”, Sofia Aragão, esteve como palestrante convidada no Espaço Educação da 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, apresentando ao público presente um pouco do trabalho desenvolvido pelo SinproSP, conversando sobre as lutas e conquistas da categoria e destacando também a importância de uma escola pensada para professores e professoras.
“Eu vim contar como os sindicatos, mais especificamente o Sindicato dos Professores de São Paulo (SinproSP), tem atuado na melhoria e no aprimoramento (profissional) que os professores desejam. Essa qualificação, que acontece também por meio dos cursos, dá de certa forma poder aos professores, porque é um conhecimento que ficará com eles, em qualquer que seja a escola que venham a lecionar”, ressaltou Sofia, no início da exposição. Ela seguiu contando sobre o funcionamento do projeto, escolha dos temas, formatos, horários e modalidades dos cursos.
“Nós temos desde o primeiro semestre cursos e lives, gratuitas e que ficam disponíveis depois no YouTube. E temos o prazer de ver que as lives depois continuam a ter pessoas que acessam”.
Sobre os desafios enfrentados pelo projeto, a coordenadora pontua: “não é fácil conseguir a adesão e as matrículas a cada curso. Eu diria que podem ser diversos os fatores, muitas aulas, muitas vezes em várias escolas, mudanças na legislação que muitas vezes nos tiram o chão, plataformas, o cansaço. Às vezes a pessoa quer chegar na casa dela, quer descansar, quer ver o filho. Somos todos humanos.” Em contrapartida, ela destaca que, por serem em sua maioria na modalidade online e síncrona, no período da noite, os professores interagem bastante, trocando experiências. E conclui dizendo que “as pessoas que fizeram os cursos gostaram imensamente”.
Para o SinproSP, participar de um evento com a dimensão e a importância da Bienal é uma conquista importantíssima, pois evidencia, mais uma vez, o compromisso de dialogar com professoras, professores e a sociedade como um todo, sempre na perspectiva da valorização da Educação e dos direitos humanos e da consolidação da Democracia.
No domingo, em tempo real, tivemos a cobertura do evento feita pela equipe de comunicação do Sindicato, via instagram, e também no perfil oficial da Bienal. Importante lembrar que os ingressos estavam esgotados desde a véspera e, durante o primeiro final de semana, as editoras registraram recorde de vendas.