15 de outubro: Contee celebra os profissionais da educação

O dia 15 de outubro, data em que se comemora o Dia do Professor(a), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) homenageia todos os profissionais da Educação.

Para marcar a importância dos (as) professores (as) e dos (as) técnicos (as) administrativos (as), a entidade compartilha mensagens de seus representantes.

O coordenador-geral da Contee, Railton Nascimento, destaca: “Nesse 15 de outubro, celebramos quem constrói os alicerces do nosso futuro como nação: professores, professoras, técnicas e técnicos administrativos. A nossa missão vai muito além da sala de aula. É no chão da escola que se prepara para a sociabilidade, para a vida, para a profissão e para a cidadania. Ali se fortalece a democracia e se edifica um povo verdadeiramente soberano.”

Railton lembra a origem da data, que remonta a 15 de outubro de 1827, quando o imperador Dom Pedro I criou as escolas de primeiras letras no país, assegurando também igualdade salarial para professores e professoras.

Ele evidencia a importância de priorizar a educação na construção de uma país soberano e realça a atuação da Contee na defesa da categoria:

“Seguimos firmes por novas conquistas. Valorização da educação significa criar condições dignas de trabalho, ensino e aprendizagem. Estamos na luta pela aprovação do PL 3962/2024, que eleva o dia 15 de outubro como o dia de todos os profissionais da Educação e o torna feriado nacional, e do PL 2614/24, que trata do Plano Nacional de Educação.

A professora Madalena Guasco, coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais da Contee, reforça o papel social da profissão: “Dia 15 de outubro se celebra o Dia das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação. Trabalhamos com a formação de cidadãos e cidadãs que não só aprendem conteúdos das diferentes áreas do conhecimento, mas também se preparam para viver e fortalecer uma sociedade democrática, de direitos e inclusiva. Essa é a concepção de formação que buscamos construir no chão da escola.”

Ela também enfatiza os desafios enfrentados pela categoria e a importância da ação coletiva e organizada:

“Sabemos das dificuldades, mas enfrentamos com coragem e atuação organizada. Nossos sindicatos e federações desempenham papel fundamental na defesa dos direitos da categoria, muitas vezes atacados por grupos de capital que precarizam o trabalho docente e técnico-administrativo.”

A professora Madalena ressalta ainda a luta histórica da Contee pela regulamentação da educação privada e pela defesa da educação pública, democrática e de qualidade, reafirmando que a valorização profissional é parte central dessa batalha.

Educar é construir soberania, esperança e futuro. Viva 15 de outubro! Viva quem transforma o Brasil pela educação!

Da Redação Contee

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
666filmizle.xyz