Movimento nacional: Dia 20 de outubro também será dia de combate à terceirização na educação

A Contee e suas entidades filiadas convocaram uma greve nacional para o dia 20 de outubro em protesto contra o excesso de atividades extraclasse a que os professores do ensino privado estão submetidos. Nesse dia, docentes que atuam em instituições privadas de todo o país demonstrarão sua indignação e sua força não trabalhando.

A mobilização, entretanto, não envolve apenas os professores, mas também os técnicos administrativos, uma vez que a Campanha Nacional de Valorização dos(as) Trabalhadores(as) em Educação abrange essas duas vertentes: a defesa do direito dos docentes ao descanso e a denúncia contra a precarização do trabalho dos técnicos administrativos nas escolas, que ainda compromete o projeto pedagógico.

Tanto o excesso de trabalho fora da sala de aula e do horário contratado quanto a terceirização são sintomas do processo de mercantilização do ensino, pelo qual os empresários do setor tratam o ensino como mera mercadoria, sem se preocupar com a qualidade, mas sim com a maximização dos lucros e a redução e custos. É essa denúncia que precisa ser feita à sociedade no dia 20 de outubro.

Professores e auxiliares de administração são, cada um a sua maneira, educadores e, portanto, ambas as categorias estão engajadas nessa luta que visa a defesa da educação e a valorização profissional de seus trabalhadores.

No dia 20 de outubro, o movimento é nacional!

Da redação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo