“O Agente Secreto” recebe quatro indicações ao Oscar
O filme de Kleber Mendonça Filho iguala o recorde de indicações de ‘Cidade de Deus’; ao todo, o país recebe cinco nomeações, com Adolpho Veloso em Melhor Fotografia por “Sonhos de Trem”
O Brasil levou 5 indicações ao Oscar nesta quinta-feira (22). O filme “O Agente Secreto” recebeu quatro indicações: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Elenco e Melhor Ator, pela atuação magistral de Wagner Moura, que já recebeu o Globo de Ouro pela atuação. A quinta indicação é para o brasileiro Adolpho Veloso, que concorre ao prêmio na categoria Melhor Fotografia pelo filme “Sonhos de Trem”, produzido pelos Estados Unidos.
Com as quatro indicações de “O Agente Secreto”, o longa-metragem de Kleber Mendonça Filho fez história e iguala o recorde brasileiro em uma edição do Oscar, pois em 2004 ‘Cidade de Deus’ concorreu aos prêmios de direção (Fernando Meirelles), roteiro adaptado (Bráulio Mantovani), montagem (Daniel Rezende) e fotografia (César Charlone).
As nomeações também reforçam o excelente momento do cinema nacional. Em 2025, o filme ‘Ainda Estou Aqui’ recebeu diversos prêmios pelo mundo, incluindo o Oscar de Melhor Filme Internacional, recebido por Walter Salles. Na oportunidade, Fernanda Torres concorreu na categoria de Melhor Atriz.
Oscar 2026
Na principal categoria da noite, a de Melhor Filme, “O Agente Secreto” concorre contra “Bugonia”; “Uma Batalha Após a Outra”; “Fórmula 1”; “Frankenstein”; “Hamnet”; “Pecadores”; “Marty Surpreme”; “Valor Sentimental”; e “Sonhos de Trem”.
Já em Melhor Filme Internacional, categoria que Kleber Mendonça Filho já venceu o Globo de Ouro (obra em língua não inglesa) e o Critics Choice Awards, a disputa acontece com “Foi Apenas Um Acidente” (França); “Valor Sentimental” (Noruega); “Sirat” (Espanha); e “A Voz de Hind Rajab” (Tunísia).
O premiado ator brasileiro, Wagner Moura, também irá concorrer na categoria de Melhor Ator. Ele que venceu o Globo de Ouro, portanto não será surpresa se também vencer o Oscar, disputa contra nomes de peso: Timothée Chalamet (Marty Supreme); Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após a Outra); Ethan Hawke (Blue Moon); e Michael B. Jordan (Pecadores).
O estrelado elenco do filme brasileiro ainda irá concorrer na categoria inédita que premiará a seleção do conjunto de atores e atrizes. O diretor de elenco do filme brasileiro é Gabriel Domingues, que tem pela frente a disputa contra os nomes de peso que estão em “Hamnet”; “Marty Supreme”; “Uma Batalha Após a Outra”; e “Pecadores”.
Está em “O Agente Secreto”, junto a Moura, que interpretou Armando/Marcelo, e Fernando (o filho do personagem principal), renomados artistas como Maria Fernanda Cândido; Udo Kier; Gabriel Leone; Hermila Guedes; Alice Carvalho; Roney Villela; Thomas Aquino; Carlos Francisco, entre outros. Mas quem rouba a cena no longa-metragem é Tânia Maria, com a personagem Dona Sebastiana.
Além das quatro indicações do sucesso brasileiro escrito por Filho, o diretor de fotografia brasileiro Adolpho Veloso também irá concorrer à estatueta mais desejada do mundo cinematográfico pelo drama “Sonhos de Trem”, dos EUA. Ele disputará a categoria de Melhor Fotografia contra Dan Laustsen (Frankenstein); Darius Khondji (Marty Supreme); Michael Bauman (Uma Batalha Após a Outra); e Autumn Durald Arkapaw (Pecadores).
As indicações são feitas pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences (Ampas) após a votação de mais de 10 mil profissionais da indústria cinematográfica e diversas etapas de seleção. O principal destaque é o filme “Pecadores”, de Ryan Coogler, que recebeu o número recorde de 16 indicações, superando “A malvada” (1950), “Titanic” (1997) e “La la land” (2016), com 14 indicações cada. Confira aqui todas as nomeações das 24 categorias em disputa em 2026.
A cerimônia da 98ª edição do Oscar acontece em 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos, no Dolby Theatre.





