Domingo de greve: No dia 20 de outubro os professores do ensino privado não levarão trabalho para casa

Os professores do ensino privado de todo o Brasil farão greve nacional no dia 20 de outubro. Desde que foi convocada, na última semana, a data da mobilização tem provocado estranhamento nas redes sociais. Afinal, quem checar o calendário, verá que dia 20 de outubro é um domingo.

Mas por que fazer greve no domingo, que, teoricamente, é um dia destinado ao descanso? Justamente por isso: porque os professores que atuam no setor privado de ensino estão sendo privados desse direito básico.

Com a mercantilização da educação e o incremento de novas tecnologias, as instituições de ensino têm imposto cada vez mais tarefas aos docentes e domingo virou dia de trabalho. Agora, além de corrigir avaliações e preparar aulas, os professores postam conteúdos nos sites das instituições, respondem e-mails em qualquer horário, lançam notas no sistema e realizam atividades burocráticas on-line. Tudo fora da carga horária contratada.

Os relatos dos professores sobre o excesso de trabalho a que são submetidos são numerosos e demonstram que esse é um dos principais problemas enfrentados pelos docentes. Essa realidade tem prejudicado muito a saúde dos professores e comprometido a qualidade de ensino. A greve é no domingo justamente para denunciar o excesso de trabalho extraclasse que fere o direito ao descanso, porque esse grave problema precisa ser escancarado para a opinião pública.

No dia 20 de outubro, os sindicatos da base da Contee promoverão, em suas cidades, atividades voltadas para os professores e suas famílias, que farão desta mobilização seu alerta e sua denúncia à sociedade. Nossas ações também estão inseridas na campanha global “Vamos nos unir pela Educação Pública – uma educação pública de qualidade para um mundo melhor”, lançada hoje (4)  – véspera do dia mundial do educador – pela Internacional da Educação (IE), à qual a Contee é filiada.

No domingo, 20 de outubro, os professores do setor privado não levarão trabalho para casa.

Da redação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo