O Outubro Rosa termina, mas a prevenção continua
O Outubro Rosa chega ao fim hoje (31), no último dia do mês, mas a prevenção continua todos os dias. Nesses 31 dias, a campanha mundial de conscientização e prevenção ao câncer de mama articulou e promoveu diversas ações de mobilização do público feminino para alertar sobre os riscos desse mal, que atinge um número considerável de mulheres.
O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Segundo dados do Ministério da Saúde, somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária. Para que mais mulheres possam fazer o exame, o Ministério da Saúde investiu, em 2012, R$ 92,3 milhões – um aumento de 17% em relação a 2011.
Assim, o ano de 2012 registrou crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária – de 50 a 69 anos – em comparação com 2010, no Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos somaram 2,1 milhões no ano passado, contra 1,5 milhões em 2010. Se incluídas todas as faixas etárias, o número de exames realizados no ano passado atingiu a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26% em relação a 2010.
Como representantes de uma categoria formada majoritariamente por mulheres, a Contee e suas entidades filiadas não poderiam deixar de se engajar na campanha. No dia 1º a Confederação marcou presença no lançamento da campanha no Congresso Nacional, representada pelas diretoras Nara Teixeira de Souza (Secretaria de Assuntos Institucionais) e Cristina de Castro (Secretaria de Comunicação Social). Na ocasião, Cristina ressaltou ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a importância de atuar juntamente às trabalhadoras em educação.
Durante todo o mês de outubro, sindicatos e federações filiados à Contee ainda disponibilizaram a cor simbólica da campanha em seus sites. No Blogosfêmea, em todas as semanas do mês também foram divulgadas informações sobre a prevenção contra o câncer de mama. O tema é tratado com tanto zelo pela categoria que fez parte da mobilização das ações do Domingo de Greve realizadas em Recife pelo Sinpro Pernambuco e foi lembrado no último fim de semana, no XVI Conselho Sindical (Consind) da Contee, em Salvador, onde as cadeiras do auditório foram decoradas com fitas e flores cor de rosa e durante o qual foi exibido um dos vídeos da campanha.
Por meio principalmente das secretarias de Gênero e Etnia, da Saúde do Trabalhador e de Comunicação Social, a luta da Contee permanece para além de outubro, a fim de alertar as professoras e auxiliares. O câncer de mama é uma doença grave, mas que tem cura. E quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-la. Previna-se!
Da redação