Sinpro Itajaí e Região completa 25 anos de história na defesa dos trabalhadores da educação do setor privado
O Sinpro Itajaí e Região completou 25 anos de luta com uma moção de congratulações entregue pela Câmara Municipal de Itajaí na última quinta-feira (31). Na solenidade, a presidenta da entidade e coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais da Contee, Adércia Bezerra Hostin, destacou que o sindicato, enquanto entidade de classe, “é uma ferramenta para construção de um bem maior, com a certeza de que um outro mundo é possível”. Ela também ressaltou a importância de lutar pelos direitos não só dos trabalhadores em educação, mas de todas as categorias.
Em seu pronunciamento, a diretora da Conte enfatizou ainda que a entidade, apesar de representar os trabalhadores da educação privada, sempre lutou por uma educação, pública, gratuita, laica e de qualidade, a fim de que o setor privado seja de fato uma opção democrática, “e não uma obrigação daqueles que não conseguem dentro do seu município colocar os seus filhos dentro de uma escola pública”.
O Sinpro Itajaí e Região foi fundado em outubro de 1988 com a participação de 50 professores no processo eleitoral, no mesmo ano e mês da promulgação da Constituição da República. Segundo informações do sindicato, dois anos depois era organizada a primeira greve, que durou quatro dias. Na época a categoria reivindicava 141% de reajuste salarial para cobrir o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), recuperação das perdas com o Plano Cruzado e um ganho real. Diante das perdas salariais e da intransigência patronal, a decisão de entrar em greve foi unânime, demonstrando a unidade da categoria.
Com informações do Sinpro Itajaí e Região e da CUT-SC