Consciência Negra no dia 20 de novembro e em todos os outros dias!
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee tem entre suas bandeiras a defesa e a luta pela igualdade racial. E este é um tema que não poderia deixar de ser lembrado hoje, neste dia 20 de novembro de 2013, Dia da Consciência Negra e também data em que se completam 35 anos desde que foi dado o passo para que a data do assassinato de Zumbi dos Palmares pudesse ser transformada no reconhecimento do heroico personagem da história brasileira como símbolo de que a resistência do povo negro e sua luta pela liberdade continuam vivas.
A Contee se empenha para, através da educação e do movimento sindical, promover a igualdade social e combater a discriminação e o preconceito racial, mazelas que se traduzem na violação de direitos e nos obstáculos que os negro ainda enfrentam no mercado de trabalho.
Conforme divulgado pelo Dieese no boletim “Os negros no trabalho” no último dia 13, exatamente uma semana antes deste Dia da Consciência Negra, apesar de a população negra ter maior participação no mercado de trabalho ainda ganha menos do que os não negros e ocupa os postos de serviços menos valorizados. Mesmo quando o nível de escolarização se eleva e se equipara ao da população não negra, os cargos ocupados pelos negros são os de menor prestígio hierárquico e os salários são inferiores.
Trata-se da mesma perversa realidade revelada pelos dados do último Censo Demográfico, segundo o qual os brancos ganham o dobro e dominam o ensino superior no país. Os negros representam menos de um quarto dos brasileiros que ganham mais de dez salários mínimos. A população negra também representa apenas 20% dos brasileiros que chegam a fazer pós-graduação no país.
Promover a igualdade é uma questão de justiça. Por isso, a Contee defende que esta luta não pode estar desatrelada da batalha em prol de uma educação igualitária, pública, gratuita, de qualidade, laica, não racista e não sexista. O dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, mas esta consciência de igualdade e justiça social é tarefa para ser ensinada e aprendida todos os dias.
Da redação