Campanha por antecipação salarial em Goiás começa vitoriosa
A campanha por antecipação salarial idealizada pela Fitrae-BC em 2011, para sua base territorial de abrangência, começou a render frutos. Os professores do Estado de Goiás, da Educação Básica e do Ensino Superior, representados pelo Sinpro-GO, tiveram com seus salários reajustados em 5%, a partir do dia 1º de fevereiro de 2012.
A antecipação do reajuste salarial resulta da decisão da Diretoria Plena da Fitrae-BC de manter a luta permanente em defesa da categoria de trabalhadores da educação da sua base de representatividade.
A estratégia da Federação, aprovada por todas as suas entidades filiadas, foi enviar um ofício aos Sindicatos patronais, em que justifica a necessidade da antecipação em virtude da desvalorização e da corrosão constante dos salários dos trabalhadores na educação. No documento é demonstrado que a valorização dos profissionais da educação é um direito previsto na Constituição Federal e que até hoje não foi reconhecido.
Esse reajuste, a título de antecipação, será objeto de compensação, na data-base, ou seja, dia 1º de maio de 2012. O Termo Aditivo, assinado pelo Sinpro-GO e pelo Sinepe, estabelece ainda que o piso salarial passa a ser de R$ 6,82, nessa base territorial, que corresponde ao interior de Goiás, exceto Anápolis e Região, onde os professores são representados por outra entidade sindical.
Para as demais entidades de Anápolis, Distrito Federal e Tocantins, os pedidos de antecipação estão em andamento sob a orientação da Fitrae-BC.
Fonte: Secom da Fitrae-BC